Evento contou com palestra do sociólogo Flávio Urra, responsável por programa de ressocialização de infratores da Lei Maria da Penha
Em ato solene realizado na tarde de quarta-feira (06/12), o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, assinou documento apoiando a instauração do Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento, que integra a campanha “Laço Branco”, foi realizado no salão do Suzano Futebol Clube, o Suzaninho.
Participaram da solenidade, além do chefe do Executivo, os secretários municipais Rosenil Barros Orfão (Governo) e Fátimo Aparecido Rodrigues (Assistência e Desenvolvimento Social); o controlador Geral do Município, Murilo Inocencio; e o presidente do Lions Clube de Mogi das Cruzes, Hermes Oliveira. Na plateia, estiveram presentes representantes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM); a representante da Comissão da Mulher Advogada da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Patrícia Braga; a delegada Silmara Marcelino, da Delegacia de Defesa da Mulher; integrantes de conselhos municipais; lideranças comunitárias; e munícipes de Suzano.
O evento teve como objetivo apresentar os esforços realizados na região do Alto Tietê, no Estado e no País para a redução dos índices de violência doméstica, incluindo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A solenidade também contou com a palestra do filósofo e psicólogo Flávio Urra, responsável pelo programa “E Agora, José”, que realiza ações socioeducativas com infratores da Lei Maria da Penha (lei federal 11.340/2006). Para o palestrante, o trabalho de desconstrução dos preconceitos em uma sociedade como a brasileira é extenso e deve ser compartilhado por todos, incluindo o Poder Público.
O prefeito de Suzano assinou o documento e oficializou o encaminhamento à Câmara do projeto de lei para a instauração de 6 de dezembro como o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres no calendário municipal.