16.9 C
São Paulo
19/ 09/ 24
Inicio Outras Cidades São Sebastião Ações de combate à febre amarela são intensificadas em São Sebastião

Ações de combate à febre amarela são intensificadas em São Sebastião

Laudo confirma primeira morte de macaco com a doença na cidade

0
443
SB post

A Prefeitura de São Sebastião está intensificando as ações de vacinação contra a febre amarela e orienta a toda a população, que ainda não tomou a dose fracionada da vacina, a procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se imunizar. De acordo com a Secretaria de Saúde cerca de 80 mil doses foram disponibilizadas para vacinar toda a população. O último levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica aponta que 60% da população recebeu a dose da vacina.

No dia (05/04), o Instituto Adolfo Lutz, na capital, encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde o laudo que confirma a suspeita da primeira morte de um macaco contaminado com a doença e encontrado morto em no Sertão de Cambury, Costa Sul da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o animal foi encontrado morto no domingo de Páscoa em uma trilha na Estrada das Pedras, em Cambury. Assim que o macaco foi encontrado as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram a retirada do animal e encaminharam para a sede do centro, no bairro do Jaraguá, onde foi realizada a necropsia e a retirada do material que foi imediatamente encaminhado para análise no Instituto Adolfo Lutz. “Assim que os veterinários observaram o animal ele já estava com os tecidos internos amarelos, o que aumentou as nossas suspeitas e fez com que solicitássemos máxima urgência no retorno deste resultado”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde Fernanda Paluri. A confirmação da morte por febre amarela saiu no dia (05/04).

Vacinação

Diante da confirmação da morte do macaco por febre amarela a principal orientação é tomar a dose fracionada da vacina que está disponível nas 16 salas de vacinação localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) e em duas Unidades de Saúde (Topolândia, Enseada). Nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) o horário de atendimento é das 8h às 16h; nas duas Unidades Básicas da Enseada e Topolândia a vacinação ocorre em horário estendido, das 17h às 21h.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identidade com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças).

As crianças, a partir dos 9 meses de idade, deverão ser imunizadas e, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as contraindicações são para as mulheres grávidas, mães que amamentam crianças até seis meses de idade, pessoas que fazem o uso de medicações imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, câncer e alergia grave ao ovo de galinha.

“Todas as equipes das Unidades de Saúde foram capacitadas para fazer a avaliação e indicar ou contraindicar a vacina. Sendo assim, não é preciso ter dúvida, basta procurar uma das unidades e receber todas as orientações. A população precisa se proteger contra a Febre Amarela”, destacou Fernanda.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome