Os projetos executivos de duas grandes obras previstas no Programa dos Corredores de Ônibus e da Entrada de Santos estão prontos e permitem a preparação dos pacotes licitatórios.
Assim o município sai na frente e promove a sua parte na melhoria do acesso à Cidade: a ponte sobre o Rio São Jorge e o viaduto de interligação entre as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima.
Estudos minuciosos e detalhados, os projetos foram desenvolvidos pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), com acompanhamento de técnicos da Prefeitura. O esforço conjunto promoveu o aprendizado e especialização municipal nas discussões técnicas de sua definição. As obras integram o conjunto de viários projetados para execução pelo município, Estado e União.
O programa dos Corredores de Ônibus, investimento de R$ 291 milhões, tem financiamento aprovado pelo Ministério das Cidades, dentro do PAC-Transportes, com obras de infraestrutura viária para melhorias de mobilidade urbana. Todo o material será encaminhado para análise da Caixa Econômica Federal, visando a liberação de recursos.
DETALHAMENTO
Contratada por meio de um convênio entre a Secretaria de Logística e Transportes do Estado e a Codesp, a Dersa entregou em novembro do ano passado os pacotes preliminares destas obras de arte, contendo elementos técnicos que permitiam à Prefeitura analisar e precificar as obras, Etapa 3 das intervenções da entrada da Cidade. Mas os procedimentos técnicos necessários para liberação dos recursos, por meio do financiamento aprovado, envolvem definição apurada de quantitativos de materiais e serviços. Por isso, atendendo à solicitação da Prefeitura, a Dersa elaborou os projetos executivos de todos os elementos estruturais, incluindo memórias de cálculo para verificações.
Área onde será construído o viaduto de interligação entre as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima
Área onde será construída a ponte sobre o Rio São Jorge
ENTRADA DA CIDADE – ETAPA 3
OBRAS DE ARTE (construções que exigem grande especialização) |
Viaduto N. Sra. de Fátima x Martins Fontes |
395 m de extensão e 3,9 mil m² de área |
Projeto com 111 desenhos e 19 documentos técnicos (861 páginas) |
Ponte sobre o Rio São Jorge (2 ramos) |
Ramo A – 710,6 m de extensão e 5.725 m² de área |
Ramo B – 443 m de extensão e 7.385 m² de área |
Projeto com 318 desenhos e 49 documentos técnicos (3.341 páginas) |
Licitação da Etapa 2 caminha para a conclusão
A Prefeitura está finalizando a licitação da Etapa 2 da remodelação viária da entrada da cidade, que consiste em intervenções na região dos bairros do Bom Retiro, Saboó e Chico de Paula. A conclusão dos procedimentos administrativos vai permitir a contratação das obras da Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre a ponte da Rua Júlia Ferreira de Carvalho e Rua Itanhaém. “Neste trecho será construída uma parte da ciclovia que ligará esta via à Avenida Martins Fontes”, diz o arquiteto Wagner Ramos, gerente dos Projetos da Entrada da Cidade e Corredor de Ônibus Centro-Zona Noroeste. O restante a ser executado entrará na Itanhaém, seguirá por três quadras até a Rua São Sebastião e fará o percurso de quatro quadras até alcançar a Martins Fontes”.
A intervenção inclui uma nova rede de drenagem da Avenida Nossa Senhora de Fátima, com bocas de lobo, caixas e dutos de 1.500 mm de diâmetro em material PEAD (polietileno de alta densidade). E as mesmas melhorias da Etapa 1: pavimentação, novos passeios, iluminação, embutimento de dutos de telecomunicações e modernos pontos de ônibus e lixeiras. Também fazem parte desta etapa a ligação entre a Avenida Jovino de Melo e a futura rotatória da ponte, formando assim o princípio da Avenida Beira Rio. A estimativa de início das obras é para dezembro. A Etapa 2 prevê investimento de cerca de R$ 51 milhões.
ENTRADA DA CIDADE – ETAPA 2, EM LICITAÇÃO |
Repavimentação e adequação de corredores de ônibus na N. Sra. de Fátima, desde a Julia Ferreira de Carvalho até a Rua Itanhaém, com novas redes de drenagem neste trecho. Pavimentação das ruas Ana Santos e Boris Kauffmann, preparando-as para futuros desvios de trânsito das obras do viaduto. |
Pavimentação da Rua Pastor João Wesley, ponte de veículos na Rua Pedro Paulo Di Giovani com canal da Rua Roberto de Molina Cintra e pavimentação da Rua Pedro Paulo Di Giovani, preparando desvios da obra da ponte da Rua Julia Ferreira de Carvalho. |
Pavimentação das Ruas Julia Ferreira de Carvalho e Zelnor Paiva Magalhães como acessos a futura ponte sobre o rio São Jorge e via Beira Rio. |
Construção e ampliação de nova ponte da Rua Julia Ferreira de Carvalho com a Av. N. Sra. de Fátima. |
Construção de via Beira Rio e ligações viárias da rotatória da ponte sobre o rio São Jorge. |
Construção de ciclovia neste trecho, a ligação da ciclovia pela Rua Itanhaém e Rua São Sebastião, até a Avenida Martins Fontes. |
Primeira etapa de obras deve ser concluída até o final do ano
Intervenções viárias para melhoria da mobilidade urbana na entrada da Cidade, as obras da Etapa 1, sob responsabilidade da Prefeitura, estão 75% executadas. Com gerenciamento da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, a estimativa é que sejam concluídas até o final do ano. Para tanto já foram investidos cerca de 24 milhões de um total de 41 milhões previstos. Consistem em pavimentações de vias na Região Central Histórica – Centro e Valongo -, e de vários bairros da Zona Noroeste que vão beneficiar mais de 120 mil moradores de 12 bairros.
Além de sarjetas, meios fios, calçadas, sinalizações, acessibilidade, pontos de ônibus e nova iluminação com luminárias LED; e reformulações e implantações de ciclovias existentes. Vias como as avenidas Jovino de Melo, Manoel Ferramenta Júnior, Nossa Senhora de Fátima (entre a divisa de Santos com São Vicente e a Rua Julia Ferreira de Carvalho), Martins Fontes (entre o cemitério da Filosofia e a Travessa João Cardoso), Visconde de São Leopoldo, e muitas outras, consideradas como corredores de linhas de ônibus, já receberam melhorias.
ENTRADA DA CIDADE – ETAPA 1 – MELHORIAS EM 18 KM POR TRECHOS |
1º trecho – Ruas Mário Graccho, Francisco Meira, Ada Campanini, Lucas Junot, Professor Laurindo, Manoel Ferramenta Junior, Cristiano Solano, José Dias de Moraes, Amadeo Barbielini, Pedro Rocha; avenidas Jovino de Melo, Hugo Maia, Afonso Schmidt e Álvaro Guimarães; e Praça José Lopes |
2º trecho – Av. Nossa Senhora de Fátima (entre divisa de Santos e R. Julia F. de Carvalho) |
3º trecho – Avenidas Visconde de São Leopoldo, Getúlio Vargas, Martins Fontes (entre Cemitério da Filosofia e Trav. João Cardoso) e R. Visconde de Embaré |
Avenida Jovino de Melo reurbanizadas, com ponto de ônibus novo. Ônibus se aproxima do ponto. É possível ver árvores ao longo da via. #pracegover