Canil da Guarda Civil Municipal de Praia Grande terá sede no Portinho

Equipamento faz parte das obras de revitalização do local

0
649
SB post

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande (GCM) em breve contará com um novo e importante equipamento: está sendo construído na Área de Lazer ÉzioDal’Lacqua, o popular Portinho, o Canil Municipal. A obra faz parte do projeto de revitalização do local. A unidade está localizada junto ao futuro portal de entrada, na rua Paulo Sérgio Garcia. Ocupando terreno com 350 m², o imóvel terá cerca de 280 m² de área construída subdividida em setor administrativo e a área do canil.

A área administrativa terá recepção, sala de reuniões, vestiários, cozinha, banheiros, depósito de materiais e área de serviço. No canil, além das 13 baias para os animais, destacam-se ainda a área de treinamento, com 75 m² e a enfermaria veterinária, que dará ao local auto-suficiência no atendimento especializado voltado para a saúde dos animais.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, além de melhores condições de trabalho aos integrantes do grupamento, a obra beneficiará também a população. “Ainda temos problemas com o uso indevido deste espaço de lazer. O Município ganha com a obra porque inclusive a segurança no local ficará reforçada”. O secretário afirmou ainda que o Grupamento Ambiental também ficará instalado nesta base.

Revitalização – A revitalização da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua prevê a realização de outras obras, além do canil municipal. O quase centenário paredão de pedra, de frente para o Mar Pequeno, conhecido por todos que fazem dali um ponto de pesca, vai ganhar um Deck. “O Portinho agrega diversos tipos de lazer, que vão desde a prática de tênis, futebol, basquete, vôlei até motocross, mas tudo começou com a pesca amadora. O deck trará mais conforto e comodidade. Terá 73 metros de extensão e 5 metros de largura. Será todo confeccionado com madeiramento ecológico plástico. A ação não causa qualquer dano ao local. Muito pelo contrário, dará a ele uma melhor estrutura, mais segurança para todos quando estiverem pescando, além de ser um belo local para observação e/ou fotos”, disse a titular da Secretaria de Obras Pública de Praia Grande.

Para quem gosta de usufruir dos quiosques para reunir a família ou amigos e/ou fazer um churrasco, mais uma boa notícia: com a revitalização, o local ganhará 7 novos equipamentos, no mesmo padrão dos 25 já existentes (5m x 5m), com cobertura, churrasqueira e mesa no centro. No acesso ao local, outra novidade é que a antiga guarita foi demolida e um moderno posto de controle da Guarda Civil Municipal (370 m²) está sendo construído.

O Portinho ganhará também um portal de entrada com 7 metros de altura, revestido por porcelanato imitando madeira e placas de alumínio. A via de acesso passará por serviços, recebendo pavimentação em intertravados de concreto a partir do ponto da antiga guarita, integrando-se ao trecho que já tem este tipo de pavimento. “Tenho certeza que os frequentadores gostarão das mudanças. A revitalização melhorará não só a estrutura física do local, como também paisagística, desde o acesso até o novo píer. O Portinho ficará ainda melhor para receber a todos os visitantes”, finalizou a secretária.

Portinho – Situada próximo da entrada da Cidade, a Área de Lazer ÉzioDall’Acqua, mais conhecida como Portinho, é um grande complexo com cerca de 41 mil m², totalmente dedicado ao encontro e diversão em família. Quiosques, churrasqueiras, playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonete, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno. Além dos equipamentos esportivos e de lazer, a Secretaria de Educação mantém ainda uma Escola Ambiental no local, com um Museu Ambiental, com espécimes típicos do mangue, que habitam o entorno do Portinho. A entrada é gratuita.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome