Contando uma história que poucos santistas conhecem, foi lançado na quinta-feira (9) o livro Sua Majestade, a Mais Bela, do jornalista Sérgio Willians.
Baseado em fatos reais, apresenta a trajetória de Maria José Leone, a Zezé, moradora da Cidade e primeira mulher que recebeu o título de a mais bela do Brasil, em 1923. O lançamento foi realizado no Teatro Guarany e contou com apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes e exposição com fotos e informações sobre Zezé.
ENREDO
Trata-se de um romance ficcional produzido ao longo de cinco anos. Willians, que também é diretor técnico da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), explicou que Zezé, nascida em Campinas e que veio morar em Santos com 5 anos, foi aclamada por concurso realizado pela Revista da Semana em parceria com o jornal A Noite, ambos do Rio de Janeiro. “Havia apenas pequenas notas sobre este fato. Me interessei porque gosto de pesquisar sobre o pioneirismo de Santos em fatos históricos”.
Com a ajuda do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e a Biblioteca Nacional, o jornalista conseguiu resgatar a história. “Foi uma iniciativa precursora dos atuais concursos de miss”.
Zezé conquistou grande fama na época e inspirou músicas, poesias, obras plásticas. Ela, inclusive, batizou uma locomotiva da Central do Brasil e deu nome a um doce mineiro.
A obra está à venda pelo site da editora Comunnicar e na livraria Nobel do Parque Balneário.
Fotos: Raimundo Rosa