Em Santos, horta em escola aproxima crianças da natureza.

0
672
SB post

“Como é o nome deste vegetal que plantamos no ano passado?”, perguntou a diretora da escola Samuel Leão de Moura (Areia Branca), Vânia Bernal, aos alunos do pré B. “Manjericão”, disparou Bento Ribeiro de Aguiar, 5 anos. “Eu gosto de cavar a terra, cheirar as plantinhas e regar”, disse o menino.

Ele é um dos 390 alunos de 3 a 6 anos da unidade que participam, desde maio de 2017, do projeto ‘Cores, sabores e aromas do meu canteiro’, que põe as crianças em contato com a natureza e ainda proporciona momentos de relaxamento.

No ano passado elas semearam alecrim, manjericão, hortelã, capim-cidreira, couve-manteiga, erva-cidreira. Hoje, retomaram a atividade plantando em outro canteiro as mesmas espécies e ainda orégano e salsinha. No final de 2017 o projeto foi encerrado com uma oficina de culinária em que prepararam pizza com manjericão.

A diretora Vânia aprendeu técnicas de horta no Jardim Botânico e repassa as informações para os educadores da escola. É o caso de Fernanda Sanches, professora de Bento. “Acho importante porque é uma vivência diferente da rotina que as crianças levam hoje de maior contato com computador, videogame e TV”.

RECICLAGEM

As mudas de plantas são compradas com a venda de latinhas de alumínio para reciclagem. Até um equipamento foi adquirido para os alunos amassarem esses recipientes. A unidade também conta com uma composteira onde são descartadas cascas de bananas e sobras da merenda para servir de adubo na plantação.

Fotos: Rogério Bomfim

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome