Franquias surgem como opção para quem deseja aplicar suas economias

Com os bons números do mercado de franchising, segmento traz segurança a novos investidores

0
603
Franquias surgem como opção para quem deseja aplicar suas economias
SB post

Consultores financeiros recomendam aplicar as economias, para que elas a curto e longo prazo possam trazer um bom retorno, certo? Entretanto, o que nem todo mundo comenta é que abrir uma franquia seja uma alternativa válida para garantir um futuro mais tranquilo para o investidor.

De acordo com dados publicados no Portal do Franchising, enquanto a taxa de mortalidade de pequenas empresas, com até 2 anos de funcionamento, é de 23%, as franquias na mesma condição têm índice de apenas 3%.Estes números expressivos fizeram com que muitas pessoas dispostas a começar a empreender, começassem a voltar seus olhos para este segmento, um ramo de negócios que caminha na contramão da crise.

O empreendimento em franquia se torna competitivo com outros investimentos, principalmente pela segurança que oferece.  Esse é um modelo de negócios no qual uma marca conhecida no mercado cede direitos para terceiros, que abrem suas unidades e reproduzem as características comerciais para vender produtos ou prestar serviços. Nessa relação, o franqueado tem direito ao know-how da marca e conta com uma estrutura semelhante.

Para isso, o proprietário da unidade precisa pagar algumas taxas, como a de royalties, que estão estabelecidas em contrato. Ele também deve seguir o que o contrato especifica — e, na maioria dos casos, deve vender somente os produtos ou serviços daquela marca.

Como a franqueadora já é reconhecida, as franquias têm menos chances de falência, conforme apresentamos. O segmento apresenta ótimos resultados, sendo que cresceu 8% somente em 2017, se comparado ao ano imediatamente anterior. O dado é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Quais dicas ajudam a começar seu negócio?

Existem várias recomendações a serem seguidas na hora de abrir sua unidade. Conheça as principais, a seguir.

Conheça o mercado

Começar um negócio no sistema de franchising traz vários benefícios e um deles é vender produtos e serviços já conhecidos pelo mercado. Mesmo assim, vale à pena conhecer a concorrência do segmento para ter mais chances de a sua unidade ter sucesso. Para isso, vale à pena pesquisar em sites e conversar com as pessoas da região para identificar o público-alvo.

Escolha uma marca com a qual tenha afinidade

Selecionar uma franqueadora requer pesquisa e cuidado. O ideal é entrar em contato com diferentes marcas para conhecer as exigências e outros detalhes, como investimento inicial, prazo de retorno e mais. Caso o seu perfil seja aprovado, uma entrevista deve ser marcada para conhecer o negócio com mais especificações.

Nesse processo, é importante ter afinidade com a marca e os produtos ou serviços comercializados. Também é indicado verificar o que a franqueadora oferece, se tem um bom programa de capacitação e quais resultados foram atingidos nos últimos anos.

Franquia de sucesso

Um exemplo de franquia que têm se destacado no ramo de educação no Brasil, é a Jumper Profissões e Idiomas.

Criada em 2003, ainda com o nome de Pet Cursos, passou por reformulação em todos os processos e passou a se chamar Jumper. O novo modelo das franquias, com consultorias e treinamentos de gestão periódicos, trouxe um novo patamar para a franqueadora e suas unidades.

Everton Sabú, proprietário da rede de escolas, reestruturou toda a empresa, tomando medidas necessárias. Entre elas, um teste de perfil empreendedor dos franqueados. “A partir das mudanças, tivemos unidades que passaram de um patamar de faturamento de 35 para 150 mil reais”, declara Sabú.

A metodologia de ensino diferenciada coloca a Jumper como uma das escolas pioneiras do Brasil, que permite ao aluno aprendizado de alto nível, em curto espaço de tempo, preparando-o para o mercado de trabalho. “Com o Formatec, o aluno pode fazer vários cursos em um, podendo assim sair qualificado para diversas áreas de atuação”, esclarece Everton.

A junção da metodologia de ensino, com o novo modelo de franquia, garantiu ao empresário um negócio sólido e lucrativo, e coloca a rede de escolas, entre as melhores franquias do país para quem deseja investir em um novo negócio.

Com a frase “O sucesso é 1% de inspiração, e 99% de transpiração”, Everton dá a dica para quem deseja empreender. “O fracasso é desistir. Quem deseja ter sucesso, deve sempre procurar formas de se capacitar, estar atento ao mercado, mas principalmente continuar firme no propósito que te fez iniciar o seu negócio”, afirma.

Localizada estrategicamente no coração da cidade de Curitiba/PR a central franqueadora implantou, juntamente a sede administrativa, uma escola piloto que serve de ambiente para treinamento de franqueados e colaboradores, proporcionando assim um aprimoramento constante de toda expertise técnica e prática necessária para o sucesso de suas franquias.

Com 15 anos de história, a Jumper, conta hoje com mais de 150 franquias em todo território nacional, ultrapassando a base de meio milhão de alunos formados.

Até o final de 2018, a previsão de faturamento é de R$ 3 milhões e abertura de mais de 48 franquias.

Website: https://franquia.jumpercursos.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome