Para celebrar o dia nacional de sua padroeira, a comunidade cigana realizará, no próximo sábado (26), a tradicional festa em homenagem a Santa Sara Kali, que já está sua 12º edição. O evento está previsto para iniciar às 14h30 e seguirá até as 22h30, no Morro Nova Cintra. O objetivo é convidar a população para conhecer um pouco da cultura, história e tradições dessa comunidade.
“A comunidade cigana é muito alegre. Por meio da arte, da dança e da música, eles passam ensinamentos”, disse o coordenador de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Jorge Fernandes. As atividades acontecerão nos quiosques ao lado da Lagoa da Saudade, na Escola de Samba Unidos dos Morros e na Igreja São João Batista (Praça Guadalajara s/nº), onde ocorrerá uma missa.
Haverá também leitura de oráculo, artesanato, exposições artísticas, comidas típicas, apresentações musicais e de dança e uma procissão com a imagem de Santa Sara até a gruta, na Lagoa da Saudade. A Banda da Polícia Militar também estará presente para uma apresentação especial.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Programação
- 14h30 – Abertura oficial
- 15h – Apresentação da Banda da Polícia Militar. Local: Morro Nova Cintra, Lagoa da Saudade
- 15h30 – Canção do Hino
- 16h – Apresentação de danças
- 18h30 – Missa na Igreja São João Batista. Local: Morro Nova Cintra, Praça Guadalajara
- 19h – Procissão em Louvor à Santa Sara Kali de volta para gruta. Local: Lagoa da Saudade
- 21h – Músicos Ciganos
- 22h30 – Encerramento
Foto: Francisco Arrais
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?