Prefeito de Ilhabela assina ordem de serviço para obras de saneamento básico no Ilhote e ampliação de reservatório

0
443
SB post

Ato oficial acontecerá no próprio bairro na manhã desta quinta-feira

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou que fará a assinatura da ordem de serviço para obras de saneamento básico no bairro Ilhote na quinta-feira (22), às 8h. “É a riqueza do nosso município, antes investida na orla, subindo os bairros de Ilhabela para oferecer o que há de melhor em qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Márcio Tenório.

Vale destacar que a ideia da Prefeitura de Ilhabela é universalizar o atendimento à população em seis anos. Serão investidos mais de R$ 160 milhões no aumento da cobertura de água e esgoto.

O sistema que será implantado no Ilhote contempla a instalação de redes coletoras de esgoto, além de interceptores nos corpos d’água. Em breve, todo resíduo será transferido para uma estação de tratamento a ser construída no bairro da Feiticeira. São aproximadamente 4 mil metros de tubulação em todo o bairro. Um sistema que será interligado ao já existente na região, contemplando os bairros do Portinho, Feiticeira e Praia do Julião.

A previsão é que em até um ano os trabalhos estejam concluídos. Mais de 70% da mão de obra para a execução do serviço será local.

É importante lembrar que o plano de investimentos da Sabesp previa um aporte de R$ 128 milhões em Ilhabela, durante 30 anos. Mas o prazo foi reduzido para seis anos, por solicitação do prefeito. O município também destinará 10% do valor dos royalties ao saneamento básico.

 

Reservatórios

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, também anunciou a futura assinatura da ordem de serviço da ampliação do reservatório do Green Park, que terá sua capacidade atual de 50 mil litros, elevada para um milhão de litros de água. A medida dará maior segurança operacional para o abastecimento dos bairros Green Park, Reino e Engenho Novo.

Outro projeto de ampliação é o do reservatório da ETA do Pombo, no Bexiga, para dois milhões de litros, que permitirá, se necessário, água para abastecer a Barra Velha, o que disponibilizará mais água aos demais bairros. Este será anunciado nas próximas semanas.

“Mais um grande investimento para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão ilhabelense. Assim cumprimos mais uma de nossa proposta apresentada como plano de governo, que prevê construções de estação de tratamento secundária de esgoto e ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto. Queremos a universalização de todo segmento em seis anos”, disse o prefeito Márcio Tenório.

Outro investimento previsto é a construção de uma ETA de dessalinização com o objetivo de ampliar a produção de água por ocasião de estiagem e pico. Essa estação será feita na Barra Velha, próxima ao Rio Água Branca, que recebe água do mar.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome