Sistema de “cerco eletrônico” começa a ser instalado em Praia Grande

Objetivo é monitorar as entradas e saídas da Cidade

0
896
SB post

A Prefeitura de Praia Grande finalizou neste mês de dezembro a instalação de 17 câmeras de reconhecimento óptico de caracteres, as chamadas OCRs, que formarão um verdadeiro “cerco eletrônico” nas vias de entrada e saída da Cidade. O sistema será utilizado principalmente para o monitoramento de carros e motos que acessam o Município, sendo importante ferramenta na investigação de furto e roubo de veículos.

De acordo com o diretor do Departamento de Integração da Informação, Sandro Rogério Pardini, a expectativa é de que o sistema esteja em funcionamento até a próxima semana. “Os equipamentos que estão sendo instalados são câmeras que integrarão o sistema de monitoramento da Cidade. Com isso, será possível ter conhecimento de todos os veículos que entrarem ou saírem de Praia Grande. No caso de um roubo ou furto de veículo, por exemplo, saberemos se o carro está na Cidade através da identificação das placas do veículo”.

Esta é a primeira fase do projeto, que contemplará a instalação de um total de 78 câmeras de OCR que integrarão o parque tecnológico da Cidade. O parque é composto pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que controla 1.942 câmeras, sendo 1.768 câmeras fixas, 95 do tipo Domo (com zoom e giro de 360º), além das 78 do tipo OCR. Softwares que filtram informações de acordo com a necessidade do que se quer apurar e podem ser integrados a bancos de dados da área de segurança (como o Detecta, Infocrim e Infoseg) também já integram o projeto e começam a ser integrados a todo o sistema.

Pioneira – Praia Grande foi pioneira na região quanto ao uso de câmeras de segurança e é considerada uma das cidades mais monitoradas do Estado. As câmeras auxiliam tanto as ações de proteção aos equipamentos públicos como também nas ações preventivas da Guarda Civil Municipal (GCM) e ostensivas da Polícia Militar. A central de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) funciona diariamente, 24 horas por dia, e as imagens captadas são analisadas por guardas municipais, um agente de trânsito e um policial militar.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome