JORI em Praia Grande: Cinco dias de disputas, oito meses de preparação

Evento demanda grande infraestrutura

0
583
SB post
De 25 a 29 deste mês, a Cidade de Praia Grande recebe a final estadual dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). São cinco dias de disputas, envolvendo mais de três mil atletas acima dos 60 anos, de aproximadamente 240 municípios, em 14 modalidades. Para que tudo ocorra de forma adequada, foram exatos oito meses de preparação por parte do Comitê Organizador (funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL).

“Começamos a trabalhar no evento em setembro do ano passado, logo após o fim da fase classificatória do JORI realizada em Praia Grande por que é uma competição que demanda grande infraestrutura”, informou o secretário de Esporte e Lazer José Carlos de Souza. “Assim que recebemos o convite para sediar a final estadual de 2018 iniciamos os preparativos, a análise do processo de logística e elaboramos um planejamento. Nossa Cidade construiu nos últimos anos um nível elevado em termos organizacionais e queremos sempre melhorar mais, evoluir”.

A partir de setembro de 2017, a equipe da SEEL entrou em contato com integrantes de diversas outras secretarias locais: Assistência Social (Seas), Educação (Seduc), Saúde Pública (Sesap), Urbanismo (Seurb), Segurança Pública (Seasp), Cultura e Turismo (Sectur), Administração (Sead), Obras Públicas (Seop), Transporte (Setransp), de Governo (Seg), Finanças (Sefin), Planejamento (Seplan), Serviços Urbanos (Sesurb), Trânsito (Setran), Guarda Civil Municipal (GCM) e Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. E ainda, membros do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Sabesp e da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) que formam o Comitê Dirigente. Todas contribuíram no planejamento e organização do evento.

“Quando as pessoas veem o evento acontecendo, muitas vezes não têm ideia de quanto trabalho foi realizado antes para que aquilo pudesse ocorrer. É um desafio organizar uma competição que reúne mais de três mil atletas de centenas de municípios diferentes”, afirmou informou o diretor do Departamento Esportivo da SEEL, Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão. “Há uma demanda por ofícios, licitações, solicitações, reuniões, agendamentos, etc. Preocupamo-nos com tudo, desde um simples adesivo que deve identificar os ônibus de cada cidade até com o fornecimento de água e alimentação para os participantes”.

Comitês – No JORI, há o Comitê Dirigente que é formado por integrantes da SELJ e que comanda a competição (realizam o congresso técnico, montam tabelas, divulgam boletins, coordenam a equipe de arbitragem, realizam julgamentos jurídicos-esportivos, etc). E existe o Comitê Organizador constituído por membros da Prefeitura de Praia Grande e que responde pela organização em si do evento (definição e manutenção dos locais de competição, alojamento, alimentação e hidratação; cronograma geral, comunicação, suporte de infraestrutura, assistência médica, segurança, etc).

“Nossa responsabilidade é grande por que precisamos oferecer aos envolvidos no evento condições adequadas de competir e ao mesmo tempo, de conhecerem e levarem boas imagens e lembranças de Praia Grande”, afirmou o coordenador do JORI na Cidade professor Antônio Carlos Salles. “O período de organização dos Jogos é árduo, até mais do que o da realização em si. Não pensamos apenas em sediar a competição, mas em sediar com qualidade”.

Parceria – Para alojar tantos atletas e dirigentes a Prefeitura de Praia Grande conta com apoio das Colônias de Férias de diversos Sindicatos, todas localizadas no Bairro Mirim. Estas dão desconto monetário nas locações dos quartos, serão sedes dos Comitês Dirigente e Organizador (Colônia de Férias da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo – Avenida dos Sindicatos, 815, Bairro Mirim), e ainda do refeitório geral (Colônia de Férias da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Paulo/Têxteis – Avenida dos Sindicatos, 946, Bairro Mirim).

“É um grande diferencial de Praia Grande. A maioria das cidades que sediam os Jogos alojam atletas e dirigentes em Escolas do Estado, até por que não tem Colônias”, avaliou o coordenador de eventos da SEEL Daniel de Lima Melo. “Estamos nos dedicando ao máximo para realizar um JORI de excelência, para que todos possam ter uma experiência única e especial na Cidade. Tenho certeza que a competição vai ser um sucesso”.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome