
As obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Praia Grande estão aceleradas. Ocupando terreno de aproximadamente 3,5 mil m², localizada na Avenida Esmeraldo Tarquinío Soares de Campos Filho, no Bairro Ribeirópolis, terá um total de cerca de 2,5 mil m² de área construída. Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloísa Ojea, a estrutura em concreto armado do prédio que abrigará o Ginásio de Esportes e as alvenarias dos vestiários foram concluídas, assim como, assim como a estrutura da cobertura. “Com isso já estamos colocando as telhas metálicas e assim que finalizada a ação faremos o fechamento lateral, arquibancadas e parte externa do ginásio”. O investimento é de R$ 3,1 milhões.
Projeto – A concepção do CIE foi desenvolvida pelo Ministério do Esporte e faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), coordenado pelo Ministério do Planejamento. O projeto de Praia Grande foi baseado no modelo II (foram oferecidos três modelos) e adequado às reais necessidades da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL), para as atividades ofertadas no Município.
A construção principal do CIE (Ginásio poliesportivo) terá cerca de 1.7 mil m². Contará com quadra poliesportiva (968 m²); arquibancada com 181 lugares (144,90 m²); Academia (172,83 m²) e sala com plataforma elevatória (8,82 m²). Complementam a estrutura a área administrativa, com salas para professores e técnicos (17 m²), Administração (19,75 m²) e enfermaria (13,95 m²), vestiários femininos e masculinos ( ambos com 33,35 m²) contando com equipamentos de acessibilidade, copa (10m²) e ainda sanitários públicos. O CIE contará ainda com uma quadra poliesportiva descoberta com 748 m².
De acordo com o projeto do Município, o Centro Esportivo de Praia Grande terá foco voltado principalmente para modalidades olímpicas e paraolímpicas, além de futsal. “A Cidade vem executando projetos importantes ao longo dos últimos 20 anos, construindo equipamentos multiuso para a prática de esportes voltados à iniciação e ao esporte de alto rendimento. Além disso desenvolve programas de estímulo à prática esportiva, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. A seleção de Praia Grande para receber uma unidade do CIE coroa todo este esforço da Administração Municipal”, finalizou Eloísa.