Em Praia Grande, Maquete ‘Cidade Sustentável’ e Ecoação serão atrações da Semana da Água

Atividades são realizadas pelo Departamento de Educação Ambiental de PG

0
1318
SB post

Uma maquete que mostra uma cidade totalmente sustentável e ainda detalha o caminho percorrido pela água desde o manancial, passando pelas etapas de tratamento até chegar às residências. A atração, desenvolvida pela Sabesp e exposta no Departamento de Educação Ambiental (DEA) de Praia Grande, é uma das atrações da Semana da Água, a ser comemorada de 19 a 23 de março. O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. O DEA fica no Portinho (Rua Sérgio Paulo Garcia, Bairro Sítio do Campo, próximo à entrada da Cidade).

Para explorar pedagogicamente a maquete, os educadores do DEAapresentam o equipamento às crianças e adolescentes que visitam ou participam dos projetos ambientais desenvolvidos no local. Conforme é realizada a explanação sobre o caminho da água, as luzes da maquete se acendem indicando a parte que está sendo explicada. A maquete demonstra uma cidade ideal do ponto de vista da sustentabilidade, com casas que utilizam telhado verde, energia solar e fazem reuso da água de chuva.

A principal atração da maquete é o detalhamento do caminho da água, mostrando desde que sai do manancial, passando pelo sistema de captação e pela Estação de Tratamento da Água (ETA) com filtros e decantadores, até chegar às residências. O equipamento também mostra o funcionamento do sistema de esgoto, detalhando as etapas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).“O objetivo é levar as crianças a aprenderem como funcionam todos estes sistemas e se conscientizarem da importância de cuidarem dos mananciais e evitarem o descarte incorreto do lixo, que vai parar na água. Também visa conscientizá-los da importância do esgoto ligado corretamente”, explicou o assessor da Sabesp, Álvaro Hermida Lourenço.

Para a diretora do DEA, Eliane Queiroz, a maquete é uma ferramenta pedagógica muito eficaz para ensinar diversos conceitos ambientais de forma menos teórica e mais prática.
A aluna Gabriela Marcelino Vieira, de 9 anos, já conheceu a maquete. “Achei interessante o sistema de reuso da água. Aprendemos que não podemos desperdiçá-la”, disse.

Ecoação – Outra atividade que marcará a Semana da Água em Praia Grande é a limpeza da praia pelos alunos e professores do DEA. A iniciativa, chamada de Ecoação, será realizada no dia 22 no período da manhã, na Praia Tupi (altura do Emissário Submarino), com estudantes da EM José Padin Mouta. A ação fará parte do projeto O Mar é Nosso, que já é desenvolvido com os estudantes epromove o conhecimento do ambiente marinho,visando sua preservação. Também será realizada a Ecoação na praia do Forte, com alunos das escolas municipais Antonio Peres e Maria Clotilde.

ODia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março, com o intuito de chamar atenção para a importância da água potável e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. O tema do evento estabelecido pela ONU para 2018 é “Soluções Naturais para a Água”. A ONU defende o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome