
No dia 16/02, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) ganhou um triturador de resíduos. O equipamento foi doado pela Aiuká, empresa de consultoria em soluções ambientais e serve para triturar aparas de jardim, como galhos e folhagem em geral, além de cascas de frutas e legumes, talos de feijão, entre outros itens, para serem utilizados no processo de compostagem (espécie de reciclagem do lixo orgânico para promover adubo), que é bastante utilizada pelo DEA.
A Aiuká decidiu doar o aparelho ao DEA como retribuição ao apoio prestado pelo Departamento em algumas atividades da empresa. “Realizamos diversos tipos de treinamentos e monitoramento de fauna na área do mangue e para isso utilizamos a estrutura do DEA, como suas embarcações, por exemplo. Esse apoio é muito importante para nosso trabalho”, afirmou a assistente de Operações de Resposta da Aiuká, Débora Santos.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, destacou que o triturador será de extrema importância para acelerar o processo de compostagem utilizado no setor para adubar as hortas locais. “Agora, com a aceleraçãodo processo, a ideia é utilizar este adubo também nas hortas das escolas. Na área educacional, poderemos mostrar aos alunos a importância do triturador no processo de compostagem e, inclusive, vamos incentivar as escolas participantes dos nossos projetos a enviarem cascas de alimentos para serem triturados”.
Atualmente, a rede municipal conta com hortas em 11 escolas, além do DEA. Estas hortas são acompanhadas pelos profissionais da Educação Ambiental.
Aiuká – A Aiuká é a primeira e única empresa brasileira com experiência nacional e internacional no planejamento, resgate e reabilitação de fauna afetada por vazamentos de petróleo, para que retorne ao seu ambiente naturalem segurança. Fundada em 2010 na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, é formada por profissionais experientes e capacitados, que há mais de 15 anos atuam nas respostas a emergências envolvendo fauna silvestre.Por meio de acordos de cooperação, a Aiuká atua em todo o mundo em parceria com diversas instituições internacionais. Além disso, no Brasil, conta uma ampla rede de instituições colaboradoras.