Quinta edição do FMCB reúne mais de duas mil pessoas em cinco dias de evento

Ao todo, o V FMCB atraiu um público de 2100 pessoas, com 11 estados e 13 Universidades representadas.

0
545
SB post

No ano em que completou cinco anos de história, o Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageou Egberto Gismonti e Marisa Rezende, dois grandes nomes da música brasileira. Realizada dos dias 20 a 24 de março, a quinta edição do FMCB teve como palco de suas atividades a Sala Umuarama do Instituto CPFL, o Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, o Teatro Municipal de Campinas ‘José de Castro Mendes’ e o Centro Infantil Boldrini. Ao todo, o V FMCB atraiu um público de 2100 pessoas, com 11 estados e 13 Universidades representadas. Além dos músicos, professores, pesquisadores e da comunidade geral, participaram do evento sete emissores de rádio e TV, colaborando com uma divulgação efetiva do evento.

O Festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, que a cada edição homenageia dois compositores de destaque no cenário musical do país. Uma proposta que promove um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos.
O Festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, que a cada edição homenageia dois compositores de destaque no cenário musical do país. Uma proposta que promove um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos.

Em 2018, o FMCB homenageou Egberto Gismonti e Marisa Rezende, dois grandes nomes da música contemporânea. Ao todo, foram cinco dias consecutivos de atividades gratuitas, com programação diversa e aberta ao público. O evento contou com mesas-redondas, recitais e concertos que visitaram as obras dos homenageados, uma mostra musical no Centro Infantil Boldrini e apresentações de trabalhos acadêmicos com análises sobre suas peças e estilos, unindo a pesquisa à performance.

O Concerto de Abertura ocorreu no dia 21 de março no Instituto CPFL, com um bate-papo com os homenageados. Na sequência, dois recitais comentados por eles foram realizados nos dias 22 e 23 de março no Teatro Municipal de Campinas “José de Castro Mendes”. Estas atividades serviram como uma oportunidade de ouvi-los falar sobre suas próprias obras. O bate-papo permitiu ao público fazer pergunta diretamente aos compositores e os recitais comentados tornaram possível saber mais sobre o processo de criação, além de trazer detalhes sobre as influências que os inspiraram.

No Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram realizadas as atividades relacionadas às pesquisas acadêmicas, com apresentação dos projetos selecionados pelo Comitê Científico. Ao todo, foram selecionados 14 projetos, com trabalhos e estudos voltados às obras de Egberto Gismonti e Marisa Rezende.

Outra atividade de destaque foi a mesa redonda em que convidados e especialistas debateram sobre os homenageados, passando pela vida e obra deles. Nesta atividade, o público pode interagir com os especialistas e fazer perguntas sobre os temas discutidos.

No concerto de encerramento, no dia 24 de março, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, com a participação especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, os homenageados retornaram à cena e falaram brevemente sobre as obras que foram executadas no concerto, com um preâmbulo conceitual.

Website: http://fmcb.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome