Idosos realizam testes em Dia Mundial do Diabetes

0
512
SB post

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social) promoveu nesta terça-feira, dia 14 de novembro, uma ação de conscientização e combate a doença com oferta de teste rápido no Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua Manoel Garcia, 160 – Centro). Cerca de 160 exames foram realizados em parceria com o Centro Paulista de Investigação Clínica – CEPIC.
A ação foi direcionada para os idosos que são atendidos no Centro de Convivência. De acordo com o coordenador de estudos da CEPIC, Vinicius Finardi, todos os resultados que apresentaram alteração serão encaminhados para uma análise mais detalhada no laboratório do Centro Paulista de Investigação Clínica. A atividade foi acompanhada pela vereadora Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca, a Cidinha Assistente Social, bem como do coordenador do Centro de Convivência, Benny Tsugyiama.
Esse mesmo trabalho também é feito pela Secretaria Municipal de Saúde. A pasta desenvolve ainda em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) palestras e grupos de orientação para os pacientes cadastrados no “Programa HIPERDIA”, com o objetivo de combater a hipertensão e o diabetes.
O projeto HIPERDIA acontece o ano inteiro e faz o acompanhamento dos pacientes Hipertensos e Diabéticos  da rede básica, realizando  grupos de orientação conforme preconizado em Protocolo Municipal (revisado em 2017), bem como a distribuição de insumos aos pacientes insulino dependentes cadastrados nas UBS’s.
Este ano estão cadastrados nas Unidades de Saúde do município cerca de 1.500 pacientes insulino dependentes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número representa uma queda em relação ao ano de 2016, quando as Unidades de Saúde tinham cerca de 2.200 pacientes cadastrados recebendo os insumos necessários.
“Essa queda muito se deve à implantação do Protocolo Municipal de Acompanhamento desses pacientes e as constantes orientações que são dadas aos pacientes nas Unidades de Saúde”, afirma o secretário de Saúde, William Harada.
DIA MUNDIAL DO DIABETES Criado em 1991 pela International Diabete Federation (IDF) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção desta doença, O Dia Mundial do Diabetes é celebrado no dia 14 de novembro em diversos países com ações de reflexão sobre a simbologia e importância da data.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome