Escolas de Itaquaquecetuba abordam temáticas socioambientais em apresentações teatrais

0
833
SB post

A “Mostra da Cidade” do Projeto Ecoviver/2017, foi realizada na quarta-feira (dia 8) no Espaço Cultural da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A ação é uma parceria da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), com a Ecorodovias/Ecopistas.
Ao todo 14 escolas participaram com suas peças teatrais produzidas ao longo do ano e desenvolveram atividades com a temática socioambiental, orientados pela coordenadora pedagógica do Ecoviver, Elaine Lopes.
Para a mostra final apresentaram-se alunos das seguintes escolas: EM. Prof. Rui Alberto Pestana Henriques, EM. Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, EM. José Piacentini, EM. Profª Maria Eulália Nobre Borges (EJA) e a EM. Vice-prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva.
Após a apresentação das escolas, os alunos e o público presente foram contemplados com a apresentação do espetáculo teatral profissional “O Céu de Maria”, que contou a incrível jornada de Maria, a filha da terra, que possui o dom de reestabelecer o equilíbrio da natureza, produzindo uma mensagem de conscientização e preservação da natureza.
Durante o evento ao fazer o uso da palavra, a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa agradeceu a presença de todos e ressaltou a parceria com a Ecorodovias/Ecopistas, bem como a importância do projeto.
“Pelo processo da linguagem artística é possível realizar grandes transformações, principalmente quando esta é em prol de causas justas e significativas para a vida da humanidade, como as temáticas desenvolvidas pelo Ecoviver”, frisou Verônica.
Também se fizeram presentes no evento: a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima (dona Jô), representando o prefeito Dr. Mamoru Nakashima; Rafael Souza Silva, do Comitê de Sustentabilidade da Ecopistas; técnicos da Semecti; além de professores e equipe gestora das cinco escolas finalistas.
ECOVIVER Criado em 2006 e viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o Projeto Ecoviver é patrocinado pelo Grupo Ecorodovias, representado pela Ecopistas em Taubaté. O objetivo do da iniciativa é transformar alunos e professores, por meio da linguagem do teatro, para uma nova visão acerca da realidade em que vivem e das questões urgentes da atualidade, por meio do desenvolvimento de atividades culturais, como oficinas e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento, cujo foco é o meio ambiente.  Mais detalhes do projeto podem ser conferidos no site www.ecoviver.com.br.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome