Espaço Gabinete de Leitura recebe projeto “Maria de Todos os Povos”

PROJETO - Exposição com datas importantes sobre a cultura religiosa da América Latina e do Patrimônio Cultural Brasileiro são comemoradas

0
626
SB post

Você sabia que o ano de 2017 é considerado um ano “Mariano”, pois são comemoradas datas importantes sobre a cultura religiosa da América Latina e do Patrimônio Cultural Brasileiro? Por conta disso, o Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo recebe, neste mês, o projeto ‘Maria de Todos os Povos’, com pinturas do artista Luís Carlos Faria. A exposição fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, até o dia 5 de janeiro. O endereço é Praça Carlos Botelho, 149, Centro.

O projeto é realizado em parceria com o Departamento de Cultura de Peruíbe, o Grupo de História e Pesquisa Abarebebê e as Comunidades da Matriz de São João Batista. A exposição é itinerante e procura entender uma das vertentes do patrimônio imaterial que une a América Latina.

Em 2017, são comemorados os 300 anos da aparição da imagem da Conceição no Rio Paraíba no Estado de São Paulo. A historiadora e presidente do grupo História e Pesquisa Abarebebê, Fátima Cristina Pires, fala sobre a data. “Esse se transformou em um dos maiores símbolos da Fé Mariana no Mundo. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e, em 1930, tornou-se a Padroeira do Brasil”.

Além disso, neste ano também são comemorados 100 anos da aparição de Maria em Fátima, vilarejo de Portugal, que se tornou um dos maiores ícones de fé da cultura portuguesa e brasileira, consequentemente. Por esses motivos, o grupo de História e Pesquisa Abarebebê começou a estudar esses fatos, percebendo uma influência emocional e cultural muito forte em todos os países da América Latina que têm Nossa Senhora como Padroeira.

LUÍS CARLOS FARIA – Pintor de quadros com temas variados, nasceu em Santos e tem 69 anos. Desde a infância revelou tendências artísticas, com natural facilidade para desenhar. Morador da região há mais de 20 anos, participou de diversos eventos artísticos. É grande devoto de Nossa Senhora e participa do projeto ‘Maria de Todos os Povos’.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome