Arujá vacinará contra a febre amarela

0
550
SB post

A população de Arujá será vacinada contra a febre amarela por meio de uma ação cautelar da Secretaria de Estado da Saúde. A programação, os locais e o cronograma da vacinação serão divulgados nos próximos dias. Como o município não é uma área endêmica e não tem casos notificados da doença, os moradores devem aguardar a definição destas informações.

A decisão foi comunicada à equipe técnica da Vigilância em Saúde de Arujá em reunião realizada segunda-feira (13/11), com a presença da diretora técnica do Departamento de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Helena Sato, e representantes da Superintendência do Controle de Endemias (SUCEN).

No encontro também foi oficializado que ocorreram ações de monitoramento de macacos e coleta de mosquitos visando monitorar a circulação do vírus da febre amarela.

Vacina

A estimativa é que a vacinação comece na próxima semana. A recomendação do Ministério da Saúde é de vacina em dose única. Portanto, as pessoas que foram vacinadas em qualquer fase da vida já estão imunizadas e não precisam de nova dose.

Para os viajantes, a recomendação é ser imunizado pelo menos dez dias antes da viagem. Este é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida.

Até a última semana, por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde só vacinava pessoas que viajariam para áreas de risco.

Macacos

Assim como os seres humanos, os macacos são vítimas da febre amarela. Caso algum primata seja localizado morto, a orientação é que seja feito contato telefônico com a Central 153, da Guarda Municipal, que comunicará imediatamente a Vigilância em Saúde para as devidas providências.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome