Ilhabela recebe pela primeira vez o Encontro de Ativistas da Causa Animal do Estado de São Paulo

0
414
SB post

Evento contará com a presença do vice-governador do Estado e prefeitos da região

Ilhabela sediará pela primeira vez em sua história, o Encontro de Ativistas da Causa Animal. O evento, marcado para ocorrer no próximo dia 23, a partir das 9h, no Paço Municipal, contará com a presença do vice-governador Márcio França, e prefeitos do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale da Ribeira entre outras regiões.

Realizada pela Prefeitura, a iniciativa do Centro de Referência Animal de Ilhabela tem por objetivo debater o futuro das políticas públicas para enfrentar problemas como o controle populacional, maus tratos, crime de abandono, saúde animal com referência em zoonoses e meio ambiente.  Visa ainda promover o plano de trabalho realizado no próprio Centro como modelo de implantação em esferas regionais.

Entre os temas a serem abordados pelos palestrantes convidados, estão a discussão de projetos de Lei e assuntos como multas para quem abandona ou maltrata animais. Ainda na pauta, a criação do Programa Nacional de Controle Populacional de Felinos e Caninos e o projeto de Saúde e Bem-estar Animal.

Criado há dois anos, o Centro de Referência Animal presta relevante serviço público ao município oferecendo à comunidade, de forma gratuita e sem qualquer tipo de exclusão, uma série de ações a exemplo de consultas, exames e cirurgias para cães e gatos de pequeno, médio e grande porte. Os trabalhos, desenvolvidos diariamente, abrangem consultas com profissionais especializados nas áreas de neurologia, oncologia e ortopedia bem como a realização de exames por imagens a exemplo do eletrocardiograma, ultrassonografia e Raio-X.

Outro aspecto inovador diz respeito à implantação do programa Veterinário da Família. O trabalho consiste em promover a Saúde Pública integrando o meio ambiente, o homem e o animal. O profissional, nesse caso, presta orientações sobre doenças, carteira de vacinação, encaminhamentos de pedidos para consultas que são devidamente agendadas e, nos casos de cirurgias, passivos de triagem.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome