Exposições no Centro Cultural da Vila são sucesso em Ilhabela

Mostra “Tons Sobre Tons”, projeto municipal “Museu em Rede” e exposição sobre a vida e objetos do artista Waldemar Belisário estão disponíveis para visitação no Centro Cultural da Vila

0
950
SB post

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, disponibiliza atualmente três exposições para visitação do público no Centro Cultural da Vila, são elas: mostra “Tons Sobre Tons”, projeto municipal “Museu em Rede” e exposição sobre a vida e objetos do artista Waldemar Belisário.

A mostra “Tons Sobre Tons”, da artista plástica Cecília Morales, apresenta dez telas e três cerâmicas. A criadora, que já atua no ramo há 30 anos, é especialista em pinturas em cerâmica, porcelana, telas e painéis, essas últimas, utilizando a técnica à óleo e colagem. Entre as pinturas encontradas em suas obras estão: Arte Moderna, Arte Contemporânea e Arte Impressionista. Na prática à óleo, a artista expressa as formas, os ritmos, através do momento, com tintas e colagens sobre telas. Onde tudo resulta intuitivamente em pura arte comprometida com o belo.

Já o “Museu em Rede” traz ao público três grandes exposições. A primeira delas, Náufragos e Navegantes, conta a história dos naufrágios na cidade. Sua importância está na preservação e divulgação de bens subaquáticos. Estão expostos textos, objetos e maquetes sobre a temática.

A exposição História da Congada apresenta a Congada da Festa de São Benedito de Ilhabela, intencionando a valorização do rico patrimônio cultural advindo dessa tradição, textos e imagens audiovisuais estão à disposição do público. “A Congada de São Benedito é considerada a maior e mais antiga tradição cultural artística da cidade e vem resistindo ao longo dos anos, mostrando que o conhecimento das tradições e dos costumes caiçaras fazem parte da vida e da história dos moradores”, é o que explica o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.

A última das exposições, A história da E. E. Dr.º Gabriel Ribeiro dos Santos, tem por finalidade valorizar e recontar a história do prédio que abrigou a unidade escolar desde o tempo em que o nome do município era Villa Bela. Textos, livros e objetos contam a história do prédio.

Por fim, a exposição sobre a vida e objetos do artista Waldemar Belisário contam um pouco das obras do autor, assim como seu relacionamento com sua esposa, para quem se declarava constantemente. Telas, gizes, colas e materiais para a confecção dos quadros estão expostos ao lado de textos explicativos sobre Belisário.

O Centro Cultural da Vila fica na rua Santa Tereza, nº 174, na Vila. A entrada é franca.

Horários de funcionamento:

De segunda-feira a quinta-feira das 9h às 18h; sextas das 9h às 22h; sábados e feriados das 14h às 22h e domingos das 10h às 19h.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome