Prefeitura de Ilhabela segue campanha contra Febre Amarela até dia 16 de março

Até o momento foram vacinadas 17,2 mil pessoas, cerca de 67% da meta

0
546
SB post

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e divisão da vigilância epidemiológica, mais uma vez adere por orientação da Secretaria Estadual da Saúde, a prorrogação da Campanha contra a Febre Amarela. A previsão é que a ação prossiga até o dia 16 de março.

A vacina é a principal maneira de se proteger contra o vírus da Febre Amarela, que já causou a morte de 102 pessoas em todo o estado de São Paulo. “A região do Litoral Norte ainda não registrou casos suspeitos ou confirmados da doença, mas já foi atestada no Vale do Paraíba que é muito próxima a nossa. Em Ilhabela vacinamos 17,2 mil pessoas, ou seja, 67% da meta que é de 26 mil vacinados”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, as pessoas precisam se conscientizar sobre a gravidade da doença. “Se a pessoa contrair o vírus em sua forma mais grave, ela pode evoluir para óbito. A forma mais eficaz de prevenir a doença é tomando a vacina. Quem tiver dúvidas sobre tomar ou não a dose, procure as UBS’s, os profissionais de saúde estão capacitados para tirar todas as dúvidas”, explicou Gênova.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes contaminados com a doença, que é de alta gravidade.

 Sintomas – Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a Febre Amarela.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome