Em Cubatão exposição ‘Tribais em Aço’ prossegue até o dia 27

Pode ser vista no saguão da Prefeitura de Cubatão

0
511
SB post

Obras feitas em aço e com diferentes formas geométricas inspiradas em desenhos indígenas. Essa é a essência da exposição ‘Tribais em Aço’, do artista Leonardo Galvani Horta, iniciada na terça-feira (10) no saguão da Prefeitura de Cubatão, onde prossegue até o dia 27/4, podendo ser vista das 8 às 17 horas.

A exposição, uma iniciativa da Usiminas com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Cultural Usiminas, faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Cubatão e ao Dia Nacional do Aço, ambos comemorados no dia 9.

Segundo o artista, o gosto pela simplicidade dos traços e o mistério que as pinturas tribais representam foram a inspiração para o seu trabalho. “São desenhos que carregam muitos simbolismos. Os índios pintavam, por exemplo, para a guerra, para celebrar ou para marcar a descendência de uma tribo”, conta Galvani, que é funcionário da Usiminas há quase quatro décadas, onde começou aos 16 anos.

Para lapidar e transformar estes conceitos em obras de arte, o artista escolheu o aço corten sac 300, fabricado pela própria Usiminas.

“O aço está presente de diversas formas em nosso cotidiano e na arte não é diferente, pois é um material muito versátil. Na Baixada Santista, ele é matéria-prima de ícones da região, como o Peixe, na entrada de Santos, e na escultura da Tomie Ohtake, no Emissário”, explica Paulo Sérgio Silva de Assis, coordenador de Comunicação da Usiminas em Cubatão e responsável pela exposição na cidade.

Antes de chegar a Cubatão, as peças estiveram em Ipatinga e Belo Horizonte, onde a Usiminas também possui unidades. Segundo Galvani, a ideia da coleção começou quando sua filha, que é arquiteta, encomendou a ele uma peça para um de seus projetos. “Aceitei o desafio e produzi a primeira peça. Depois comecei a receber diversas encomendas; foi quando tive a ideia de montar a coleção”, lembra.

O processo de oxidação do material é feito de forma manual pelo artista, que prima pela exclusividade de suas obras. “Vou ao espaço onde produzo as peças sempre quando tenho um tempo para regá-las e tratá-las”, conta.

SERVIÇO
Exposição: Tribais em Aço
Artista: Leonardo Galvani
Período: 10/04 a 27/04 (segunda a sexta, das 8h às 17h)
Local: Saguão da Prefeitura Municipal de Cubatão, Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro/Cubatão

Colaboração de texto: assessoria de Imprensa/Usiminas

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome