Em Cubatão, começam em abril as obras do Centro de Serviços de Alta Complexidade do Hospital Municipal

A unidade terá atendimento de quimioterapia, medicina hiperbárica e hemodiálise e funcionará no prédio do antigo teatro, que será adaptado.

0
484
SB post

Em abril começam as obras de adaptação do prédio do antigo teatro para implantação do centro de serviços de alta complexidade do Hospital Municipal de Cubatão “Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva”. Este centro terá unidades de medicina hiperbárica, hemodiálise e fisioterapia.

A informação foi prestada na quarta-feira (14) por Luis Márcio Araújo Ramos, diretor-executivo da Fundação São Francisco Xavier, durante a solenidade comemorativa dos primeiros 100 dias de funcionamento do hospital desde sua reabertura, ocorrida em dezembro de 2017. O evento foi realizado no auditório do hospital, com a presença do prefeito Ademário Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Alemão; de secretários municipais e funcionários da unidade.

Márcio Araujo disse que, dependendo do andamento dos trabalhos, será possível o funcionamento, ainda em junho, do serviço de quimioterapia, antecipando em dois meses o prazo fixado inicialmente, que era agosto.

Ao discursar na solenidade, o prefeito Ademário de Oliveira destacou, inicialmente, o processo transparente que resultou na celebração do contrato entre a Prefeitura e a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) para que esta reabrisse e administrasse o hospital. Lembrou a colaboração da Câmara Municipal na aprovação das leis que possibilitaram o novo convênio. E celebrou os números positivos, em termos de atendimento, durante estes 100 dias. “É claro que a sociedade está mais interessada em resultados práticos do que em números, mas estes são importantes para a comprovaçao de nossos avanços neste setor”, disse.

Segundo Ademário, o maior desafio na implantação de uma nova gestão, não só na Saúde, mas em outros segmentos, é a mudança de mentalidade; “a extinção de uma cultura  que não privilegiava o atendimento igualitário a todos os cubatenses”.

A solenidade teve início com a apresentação de um vídeo mostrando reformas que foram feitas no prédio e os novos equipamentos adquridos. Os reparos beneficiaram três andares. Foram feitos 7.500 metrros quadrados de pintura, trocadas 945 lâmpadas e revistos 192 equipamentos.

O superintendente do hospital, Abner Moreira de Araujo Junior, fez, a seguir, um retrospecto do processo que levou a FSFX a assumir o hospital e mostrou dados estatísticos do atendimento à população nestes 100 primeiros dias pós-reabertura.

Houve 237 partos (113 cesarianas e 124 normais); 807 internações; 127 procedimentos cirúrgicos; 44.485 procedimentos laboratoriais; 4.224 exames de diagnósticos e 1.261 atendimentos de urgência obstétrica. Abner Moreira informou que a taxa de ocupação de leitos, hoje, é de 72%, muito próxima do índice ideal, que é de 82%. A média de permanência de pacientes internados é de 5 dias, equivalente à dos 80 maiores hospitais do País. A taxa de mortalidade, que era de 4,5% em dezenbro, caiu para 3% em março.

O hospital tem, hoje, 473 funcionários, sendo 233 da área de enfermagem, 60 de medicina diagnóstica, 78 do setor administrativo e 102 no apoio técnico. Do total, 98% são da Baixada Santista, sendo que, destes, 82% residem em Cubatão.

Abner Moreira anunciou, ainda, que, a partir desta quinta-feira, 15, entrará em funcionamento o Tasy – Sistema de Gestão Hospitalar em Saúde, em todos os computadores da unidade – o que, segundo afirmou possibilitará maior eficiência nos procedimentos  de registros e reduzirá custos.

Discursaram, ainda, a secretária municipal de Saúde, Andrea Pinheiro, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Alemão. Posteriormente foi inaugurado, no térreo do hospital, um painel com as fotos de 25 das crianças que nasceram no hospital após sua reabertura.

Texto: Paulo Mota – MTb 12.814

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome