Confraternização na Praia Acessível e Espaço Aventura marcam Dia Internacional da Síndrome de Down nesta quarta-feira (21/03)

0
538
Foto: Luís Gava /PMC
SB post

Alegria e diversão marcaram o Dia Internacional da Síndrome de Down, em Caraguatatuba, nesta quarta-feira, dia 21/03.

Cerca de 160 alunos da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento) e da rede municipal de ensino, além de funcionários e familiares tiveram um dia especial no projeto Praia Acessível e no Espaço Aventura, no Centro. A promoção do evento foi da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – 65ª Subseção.

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

O secretário da Sepedi, Leonardo Macedo, cumprimentou o público e agradeceu a OAB pela parceria. Ressaltou também que esse dia deve ser para refletir sobre os caminhos da inclusão. “Agradeço ao prefeito Aguilar Junior pela confiança depositada no trabalho frente a essa secretaria tão importante e especial e às entidades e conselhos que caminham junto com a nossa equipe”, disse.

O presidente da OAB – 65ª Subseção Caraguatatuba, Carlos Tobias, ressaltou que é um grande orgulho para a entidade, ter um advogado à frente da Sepedi. “O recado mais importante nesse encontro é que as diferenças e barreiras em relação às pessoas com Síndrome de Down ou qualquer outra deficiência podem e devem ser rompidas com a conscientização da sociedade. A Lei da Inclusão deve ser conhecida e aplicada em sua plenitude”, afirmou.

A dona de casa, Mercês Vicente de Lima, 38 anos, aproveitou para levar os gêmeos João Neto e Lucas Ravi, sete anos, que apresentam sinais de autismo. Os garotos quiseram enfrentar o percurso do Espaço Aventura. João disse que o melhor foi a tirolesa, o irmão preferiu o trecho onde tinha que passar pelas cordas entrelaçadas. “Quis trazê-los para que eles pudessem fazer algo diferente. Foi bom porque conheci essas opções de lazer para eles”, comentou a mãe.O aluno da APAE, Romerson de Oliveira, 32 anos, se aventurou na prática do arvorismo. Acompanhado de um monitor, passou pelas etapas da ponte de madeira suspensa, cabo de aço, entre outros. “Não tive medo porque sou corajoso. Gostei muito do Espaço Aventura”, resumiu. A colega Andréia de Paula, 39 anos, preferiu experimentar o passeio de caiaque. Na areia, a mãe, Fátima de Paula, aproveitou para fotografar e filmar a experiência da filha.

A presidente da APAE, Sônia Maria Vitor, disse que a data marca a luta diária das famílias e pessoas com síndrome de Down. “A APAE luta diariamente para que as 132 famílias atendidas tenham uma prestação de serviço com qualidade. No próximo mês, inauguraremos a piscina para atividades terapêuticas, principalmente, para os que têm paralisia cerebral. Temos que trabalhar para que a vida das pessoas com deficiência seja menos restrita na sociedade. A síndrome da Down não é doença e não pega. A pessoa com Down é alegre e capaz de dar muito carinho e amor”, declarou.

Também marcaram presença na confraternização os diretores da Sepedi, Thiago Rezende de Almeida e Márcio Antônio do Prado e a advogada Ana Kelly Graner Martins; a presidente da Acalento, Zenaide Bicudo Vernizzi, e a coordenadora técnica, Daniela Nunes Marazzi; Maria Tereza Alves Araújo, supervisora do setor de Educação Inclusiva, e Márcia de Souza, coordenadora Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação; e a diretora da APAE, Cristiane de Souza Santos Rocha.

Foto: Luís Gava /PMC
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome