Prefeitura de Caçapava realiza ação de bloqueio contra o mosquito transmissor da Febre Amarela

0
486
SB post

Além da vacinação preventiva contra a febre amarela nos postos de saúde, as equipes do setor de Controle de Vetores da Prefeitura de Caçapava seguem realizando ações de bloqueio da transmissão da doença, com eliminação de focos do mosquito aedes aegypti, nebulização e vacinação porta a porta nos bairros onde há suspeita e caso confirmado de febre amarela.

Desde março as equipes realizam a ação que tem como objetivo evitar a transmissão da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. Após confirmação dos casos recentes da doença, a equipe já realizou a ação no bairro Residencial Portal da Mata e segue com os trabalhos na Vila Menino Jesus e Jd. Caçapava.

Através de investigação epidemiológica e confirmação da doença ou suspeita, é feito então o controle larvário e tratamento de focos, posteriormente a nebulização aproximadamente em 8 quarteirões em torno do caso suspeito ou confirmado, atingindo um raio de 300 metros a  500 metros a partir do foco inicial, em regiões que não existem casos é realizado periodicamente a eliminação de criadouros.

A nebulização substitui o fumacê por ser mais eficiente, agentes do Controle de Endemias utilizam uma máquina costal para aplicação do inseticida nas áreas externas das residências, quintais e corredores. “Apesar do trabalho ser bastante importante no controle da expansão dessas doenças, matando os insetos, é ideal que a pessoa venha se precaver, fazendo da vacinação um instrumento de prevenção”, disse o coordenador de Controle de Vetores, Alexandre de Morais.

Conheça o portal de anúncios Será que tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome