Barueri celebra Dia Internacional da Síndrome de Down destacando a importância da inclusão

0
648
SB post

O dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, é um momento de conscientização da sociedade sobre o assunto. A Secretaria de Educação de Barueri, por intermédio do Departamento AEE (Atendimento de Educação Especializada), aproveita essa data para propor a valorização dos estudantes com síndrome de Down e o combate ao preconceito.

A ação beneficia não só os alunos com síndrome de Down, mas todos os alunos que aprendem a viver em uma sociedade mais diversificada. A Emeief José Emídio Aguiar é um dos exemplos de como os estudantes com síndrome de Down têm apresentado excelentes resultados e ótimo nível de aprendizagem.

As estudantes Maria Cecília Donato Lobianco (do 4º ano) e Jenifer Laiza Pereira (do 5º ano) gostam muito da escola e são queridas por professores e alunos. Para a diretora, Jeane Gonçalves Lima, o sistema de inclusão é um grande avanço no processo de aprendizagem para toda a escola.

Segundo Rose Lobianco, mãe da estudante Maria Cecília, participar da vida escolar representa muita alegria para a aluna. “Ela sempre gostou muito de estudar e adora ler livrinhos de histórias. O fato de Maria Cecília ter síndrome de Down nunca foi um obstáculo. Estar na escola é motivo de muita felicidade e prazer para ela. Percebemos a felicidade estampada em seu rostinho todas as vezes que completa uma tarefa escolar. Para ela, vencer esses pequenos desafios é uma grande vitória”, contou a mãe.

Benefícios da educação inclusiva para estudantes com síndrome de Down: 

  • Desenvolvem a apreciação pela diversidade individual;
  • Demonstram crescente responsabilidade e melhora na aprendizagem por meio do ensino na coletividade;
  • Adquirem experiência direta com a variação natural das capacidades humanas;
  • Demonstram-se preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada;
  • Contam frequentemente com apoio especializado.

Benefícios da educação inclusiva para estudantes sem síndrome de Down; 

  • Têm acesso a uma gama mais ampla de modelos de papel social;
  • Demonstram crescente responsabilidade e crescente aprendizagem por meio do ensino na coletividade;
  • Desenvolvem, em escala crescente, o conforto, a confiança e a compreensão da diversidade individual deles e de outras pessoas;
  • Demonstram-se preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada a partir de suas vivências na escola;
  • Beneficiam-se da aprendizagem sob condições instrucionais diversificadas.
TempTempTempTemp
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome