Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega Sala de Amamentação e promove outros eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher

0
442
SB post

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega nesta quinta-feira (08/03) a Sala de Apoio à Amamentação instalada no prédio sede para oferecer privacidade e conforto às mães que retornaram ao trabalho e precisam retirar o leite para alimentar seus bebês. O evento será realizado às 15 horas, no primeiro andar, e é apenas uma das diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Nesta quinta (08/3), será aberta na Pinacoteca de Mogi das Cruzes a sexta edição da mostra Olhar Feminino, que reunirá 31 obras assinadas por artistas mulheres, selecionadas por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura.

A Sala de Apoio à Amamentação é um local específico para a retirada e estocagem do leite materno durante a jornada de trabalho. É destinada às mães que, mesmo após a licença maternidade, continuam em aleitamento materno. “Esse espaço foi pensado para proporcionar conforto, privacidade e segurança para a extração do leite materno, garantindo a continuidade do aleitamento materno mesmo após o término da licença maternidade”, afirma o prefeito Marcus Melo.

Mogi foi um dos primeiros municípios da Região a aderir à licença maternidade por seis meses e agora garante mais um avanço com a entrega da Sala de Apoio à Amamentação na sede da Prefeitura. “Após o retorno ao trabalho, como o bebê não mama durante a ausência da mãe, as mamas ficam muito cheias, provocando grande desconforto, sendo necessária a retirada desse leite. Essa retirada é importante para que se mantenha a produção adequada do leite materno”, explica a pediatra e secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, lembrando que o novo espaço também pode ser usado para amamentar o bebê diretamente no peito.

Outros eventos

A Secretaria Municipal de Assistência Social preparou uma extensa programação para lembrar o Dia Internacional da Mulher em diversos equipamentos espalhados pela cidade. Nesta quinta-feira (08/3), a partir das 8 horas, equipes da Coordenadoria Municipal do Idoso estarão no Pró-Hiper e no Parque da Cidade promovendo atividades esportivas e em especial ações de corte de cabelo, maquiagem e esmaltação para idosos, com a participação de voluntários e parceiros do Crescer e da iniciativa privada.

No Ginásio Municipal de Paradesporto, a partir das 9 horas, a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência promove um café da manhã para mães de atletas, seguido de atendimentos de beleza realizados em conjunto com alunos do Crescer e parceiros da iniciativa privada.

Até o final de março, diversos eventos serão realizados pelos equipamentos da Assistência Social. Entre os temas escolhidos estão Direito da Mulher, Parto Seguro, Violência contra a Mulher, Violência de Gênero, Desafios, Conquistas e Valorização da Mulher, entre outros. Nesta sexta-feira (09/3), por exemplo, a partir das 14 horas, profissionais dos Creas Centro e Cras Centro promovem a palestra “Lei Maria da Penha”, com a advogada Adriana Franciulli, coordenadora do Creas Centro.

Na segunda (12/3), às 14 horas, a consultora em Aleitamento Materno Fabiana Guerra promove a palestra “Parto Seguro” na sede da Igreja Assembleia de Deus, na Vila Moraes. Já na terça (13/03), um dos eventos será uma roda de conversa sobre a violência praticada contra as mulheres em situação de rua. Com o tema “A condição da mulher em situação de rua – Vulnerabilidade e Desafios”, o evento deverá movimentar a sede do Centro Pop, a partir das 9 horas, com a participação das assistentes sociais Vanessa Aparecida Silva Mendes e Priscila Oliveira Cruz e a psicóloga Estela Dias Campioto, técnicas que atuam no Grupo de Mulheres do Cratod-SP.

Osteoporose

Na área da Saúde, também prossegue até o final de março ações para facilitar o diagnóstico precoce e prestar esclarecimentos sobre a Osteoporose em comemoração ao Mês da Mulher e da Campanha de Prevenção à Osteoporose, que é resultado da lei municipal 5.280/2001. O primeiro encontro acontece no Pró-Hiper nesta quinta-feira (08/03), a partir das 8 horas, e contará com uma palestra da enfermeira e especialista no assunto, Tânia Maria Soares Santos Alves. Das 8 às 12 horas, o Pró-Mulher receberá a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com coleta de exames IST/Aids e palestra sobre Osteoporose e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Na sexta-feira (09/03), às 8 horas, a prevenção sobre a Osteoporose será o tema do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Parque da Cidade, realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Esportes e Lazer. Além da palestra, o público presente poderá participar de outras atividades, como aulas funcionais em diversas modalidades.

Mutirão de Ginecologia

Outra iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde será um mutirão de consultas de ginecologia para redução do tempo de espera às pacientes. Entre os meses de março e abril, serão ofertadas 1.250 consultas a mais, distribuídas entre o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e o Pró-Mulher. As pacientes interessadas devem entrar em contato com telefone SIS 160.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome