Guarulhos lança documento para padronizar a Atenção Básica de Saúde

0
254
SB post

Guarulhos lançou oficialmente na tarde desta quarta-feira (20), no Adamastor Centro, o Documento Norteador para a Atenção Básica do município, que vai uniformizar toda a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde o acolhimento do paciente até a organização das UBS e as agendas dos profissionais de saúde, conferindo maior produtividade e qualidade ao atendimento da população.

O prefeito Guti presidiu a cerimônia, ao lado do secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, e elogiou o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde. “Vocês conseguiram fazer algo extraordinário, em oito meses finalizaram o Documento Norteador, sendo que São Paulo demorou dois anos e meio para fazer. Lá eles estão acelerando e aqui a gente voa, por isso a gente fez em oito meses”, destacou o prefeito.

O Documento Norteador da Atenção Básica contém diretrizes que deverão orientar o trabalho das equipes nas UBS, para uniformizar as ações na rede, respeitando as especificidades e peculiaridades de cada território. O objetivo é reorganizar os serviços, estabelecendo parâmetros e intervenções que possibilitem a equidade, a universalidade do sistema e a articulação em rede dos pontos de atenção, atingindo, assim, resultados satisfatórios em todo o município.

Além disso, fortalece o compromisso e responsabilidade de gestores e trabalhadores de saúde. Dentre as diretrizes estabelecidas no Documento Norteador estão a definição de parâmetros para a organização das agendas dos profissionais de saúde, bem como a fixação da atribuição de cada trabalhador da Atenção Básica, desde o médico até o enfermeiro, cirurgião dentista, agente comunitário de saúde, farmacêutico, entre outros.

Antes de ser consolidado, o documento ficou à disposição da sociedade, em consulta pública no site da Prefeitura, para sugestões e apontamentos. Para o secretário de Saúde, a iniciativa vai permitir a atuação com uma diretriz única e técnica. “É através deste documento que despersonificamos qualquer modelo de gestão e que conquistaremos a produtividade que a nossa população merece”, explicou Sérgio Iglesias.

Da mesma forma, a diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Ana Cristina Kantzos que, junto com sua equipe, construiu o Documento Norteador, disse a iniciativa é inovadora e irá reorganizar todo o sistema na Atenção Básica. “Vamos aumentar o acesso da população à assistência e construir o SUS que acreditamos”, explicou. Já a secretária adjunta de Saúde, Graciane Dias Figueiredo Mechenas, falou dos avanços conquistados este ano e disse que essa é mais uma semente plantada.

Durante a solenidade, que reuniu cerca de 700 pessoas, agentes comunitários de saúde (ACS) e demais profissionais da área, reconhecidos pela sua atuação na comunidade, fizeram a entrega de um exemplar a cada uma das autoridades presentes. O prefeito Guti recebeu o material de João Bosco Hosterno de Souza, ACS da UBS São Rafael. A cerimônia de lançamento do Documento Norteador contou ainda com apresentações culturais pelas equipes de saúde das quatro regiões da cidade.

Acesse o DOCUMENTO NORTEADOR PARA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, na íntegra, aqui

Imagens: Márcio Lino / PMG

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome