Encontro do Programa Lixo Zero Guarulhos traz especialista italiano

0
528
SB post

O técnico italiano Stefano Ambrosini, especialista em gestão do ciclo de resíduos, participou na sexta-feira (23), de encontro do Programa Lixo Zero Guarulhos realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SSP), no Adamastor Centro, com a presença de representantes de servidores de diversas Pastas da Prefeitura, da comunidade, Guarda Civil Ambiental e Universidade Guarulhos.

Com presença intermediada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, Ambrosini apresentou processos utilizados em cidades italianas que conseguiram atingir níveis de coleta seletiva de até 80%, aplicando conceitos de economia solidária e gestão pública inovadora. “Começamos a mobilização envolvendo a comunidade para depois chegarmos até o governo e empresas. O segredo é primeiro conscientizar e mobilizar o cidadão comum para depois envolver demais setores da sociedade”, revelou o especialista.

As principais metas do Lixo Zero são fomentar a redução da geração de resíduos, reutilização, reciclagem e a consequente redução do volume de rejeitos destinados ao aterro sanitário. “Agradecemos muito a participação de Ambrosini, que nos trouxe informações importantes para aprimorarmos nossos resultados aqui na cidade”, afirmou Celi Pereira, chefe de divisão técnica de Educação Ambiental da SSP e embaixadora Lixo Zero em Guarulhos.

Fórum Municipal Lixo Zero Guarulhos tem inscrições abertas

Até dia 16 de abril estarão abertas as inscrições para o Fórum Municipal Lixo Zero Guarulhos, através do link: lixozero.guarulhos.sp.gov.br. A participação é aberta a pessoas físicas ou jurídicas que queiram apresentar soluções e alternativas relacionadas à redução e à correta destinação do lixo e demais resíduos, visando a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Mais informações sobre o movimento Lixo Zero estão disponíveis no portal http://ilzb.org/

Fotos: Fabio Nunes Teixeira / PMG

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome