Diadema ganha bônus do Ministério da Saúde

0
557
SB post

Por: Beatriz Lucas

A Saúde de Diadema receberá R$ 184.000,00 para realização de cirurgias eletivas. O Ministério da Saúde disponibilizou a verba para as cidades que comprovaram o cumprimento da meta determinada pelo Estado. Dentre os 645 municípios, apenas 18 foram contemplados e Diadema foi o único do ABC. No total, o município realizou 372 cirurgias em 2017, o que superou a expectativa.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Claudio Sartori, a verba é um reconhecimento da capacidade de organização do município em reduzir filas de espera em procedimentos de pequeno e médio porte, e será destinada para a realização de novas cirurgias. “Essa verba para as cirurgias eletivas é um estímulo aos municípios investirem em soluções de problemas cirúrgicos de acordo com as possibilidades de cada local. Assim, mais pessoas podem ter acesso a serviços de saúde, conforme com suas necessidades”, afirmou o secretário.

Entre as cirurgias eletivas, realizadas no último ano, estão as de vasectomia, para esterilização dos homens; as laqueaduras, para esterilização das mulheres; as oftalmológicas, das quais 81% são de cataratas; as cirurgias de hérnias; as colecistectomias, retirada da vesícula; as de varizes e pequenos procedimentos em geral. O secretário de Saúde ressalta a importância da rapidez nesses procedimentos. “A cirurgia eletiva retira da fila de cirurgias os casos simples ou mais leves e libera mais vagas hospitalares para pacientes complexos e que necessitam de maior demanda tecnológica”, explicou o secretário.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome