Volume transportado pelo modal ferroviário quase triplicou na região do Vale desde 2013, mas pode avançar ainda mais

Empresa Ferroviária participará de evento em São José dos Campos em busca de novas cargas e clientes.

0
1411
Volume transportado pelo modal ferroviário quase triplicou na região do Vale desde 2013, mas pode avançar ainda mais
SB post

A MRS Logística, concessionária do ramo ferroviário que opera na região do Vale do Paraíba, estará presente nesta quarta-feira, 6, das 8h às 18h no Parque Tecnológico de São José dos Campos para o Fórum de Logística e Comércio Exterior da RM Vale e Litoral Norte (LogVale). O objetivo é mostrar para os empresários da região as vantagens que o modal ferroviário pode oferecer.

Pouca gente sabe, mas cerca de 10% das mais de 170 milhões de toneladas transportadas pela MRS em 2017 tiveram origem ou destino na região do Vale do Paraíba. Diferentemente do que o senso comum pode sugerir, vários tipos de carga passam pela ferrovia da região, como industrializados em contêineres, produtos siderúrgicos, areia, cimento, celulose, entre outros.

“Em 2017 aumentamos em 7% a movimentação de contêineres frente à 2016, sendo que 22% dessa movimentação concentrou-se na região do Vale do Paraíba, em que quase triplicamos, nos últimos anos, o volume transportado. Saltamos de sete mil TEU*, em 2013, para 19 mil TEU, em 2017. O ritmo de crescimento de transporte de contêineres da MRS é superior ao que tem registrado o Porto de Santos, para que se tenha uma ideia”, revela Rodrigo Carneiro, gerente de Pós-Venda de Industrializados da MRS.

Somente na região do Vale do Paraíba, a MRS conta com mais de 20 grandes clientes cativos e a tendência é que este número aumente, ainda mais, nos próximos anos.

“Estaremos presentes neste evento em São José para mostrarmos aos empresários que a ferrovia pode, e deve, fazer parte da cadeia logística das empresas da região. Acreditamos que atributos como custo inferior, grande capacidade de transporte, menor impacto ambiental e, é claro, a maior segurança operacional e da carga trarão novos clientes para a ferrovia”, projeta Carneiro.
A MRS contará com um espaço específico para o recebimento de possíveis clientes e interessados em transportar pela ferrovia ou que queiram conhecer melhor o modal, além disso, uma palestra será ministrada por um representante da empresa. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

As inscrições podem ser feitas através deste link. O público-alvo principal do evento são executivos de empresas de logística e despachantes aduaneiros. Também podem se inscrever ao evento estudantes da área de logística. Simultaneamente às palestras ocorre um salão com 15 empresas expositoras da área de logística.

Os participantes contarão ainda com painéis com debate técnico com especialistas tirando as dúvidas sobre fatores como PIS, Cofins e ICMS no transporte de carga.

*Twenty Feet Equivalent Unit, a unidade padrão do segmento, que corresponde a um contêiner de 20 pés.

Volume transportado pelo modal ferroviário quase triplicou na região do Vale desde 2013, mas pode avançar ainda mais Volume transportado pelo modal ferroviário quase triplicou na região do Vale desde 2013, mas pode avançar ainda mais

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome