Diadema comemora 30 anos de Saúde Bucal na cidade

0
340
????????????????????????????????????
SB post

Por: Gabriella Camilo    Foto: Gabriella Camilo

Para comemorar os 30 anos de atendimento em Saúde Bucal em Diadema, a Secretaria de Saúde realizou o IV Seminário de Saúde Bucal, nos dias 24 e 25 de outubro. O evento contou com palestras e apresentações dos agentes comunitários de saúde e das equipes de saúde bucal.

Nesse primeiro dia de seminário, no Quarteirão da Saúde, o professor Dr. Marcelo Bonecker falou sobre os “20 anos de estudos epidemiológicos em Saúde Bucal de crianças do município de Diadema”. Durante a palestra, ele apresentou um estudo com crianças de 1 a 4 anos e afirma que a cidade tem baixo índice de cáries – quase 80% das crianças são livres da cárie. “O Brasil tem uma média de cáries mais alta do que o número aferido de Diadema. A cidade está melhor em termos de saúde bucal, de prevalência em grave de cáries, melhor que a média nacional”, declarou Marcelo Bonecker.

Alessandra Calchiano, funcionária da equipe de coordenação de saúde bucal, explica quais as ações que a cidade vem realizando para chegar nesse resultado. “O acompanhamento das crianças de zero a 14 anos em Diadema vem desde o início da implantação da saúde bucal no município. O acompanhamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As  crianças de zero a 5 anos voltam a cada seis meses; já as de 6 a 14 anos voltam uma vez por ano. Além disso, vamos uma vez por semestre às escolas, orientamos a higiene bucal, realizamos uma escovação supervisionada e aplicamos flúor nas crianças com alto risco de cárie. Todas essas ações conjugadas entre a escola e Saúde trouxeram esse resultado”. Ela ainda acrescenta outras ações, que auxiliaram nesse resultado. “Houve melhora no saneamento, na fluoretação da água em toda a cidade e, além das crianças, atendemos aos pais.  Hoje, entendemos que se tratarmos os pais e eles aprenderem que Saúde Bucal é importante, irão passar essas orientações para os filhos e isso também diminuirá às cáries”, finaliza.

Outros temas como erosão dentária e hipomineralização em molares e incisivos também foram abordados. Amanhã (25/10), o palestrante Dr. Luis Carlos Casarin discutirá a saúde bucal na estratégia de saúde da família. As apresentações são destinadas aos funcionários de Saúde Bucal de Diadema.

O município conta com equipes de saúde bucal para atendimento nas 20 UBSs, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Quarteirão da Saúde.

30 anos de saúde bucal em Diadema

A saúde bucal em Diadema se iniciou em 1987 com a municipalização dos serviços, antes estava no estado. A coordenadora de saúde bucal, Bernadete Cunha, explica a implantação da saúde bucal na cidade. “Quando começou, a odontologia estava focada apenas nas escolas, mas, logo em seguida, as UBS’s foram construídas com trabalho multidisciplinar e foram construídas clínicas odontológicas com perfil de equipe, com auxiliares e, logo após, também com os técnicos de saúde bucal. Nesse momento, ainda estávamos com o foco nas crianças, principalmente no fim das cáries delas”, conta.

Ela ainda acrescenta como a cidade esta estruturada hoje. “Temos 63 equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família, um centro de especialidades odontológicas do tipo 3, o pronto socorro funcionando e o centro de referência de doenças sexualmente transmissíveis”, finaliza.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome