Caminhada em Diadema reúne mulheres na luta contra o câncer de mama

0
568
????????????????????????????????????
SB post

Por: Renata Nascimento           Fotos: Marcos Luiz

Na manhã de sábado, 21/10, mais de 200 pessoas se concentraram na Praça dos Emancipadores, também conhecida como Redondão, em Diadema, para participar da Caminhada do Outubro Rosa. A atividade teve o objetivo de sensibilizar as mulheres para realizar o auto-exame e a prevenção do câncer de mama.

Vestidas de rosa e levando bexigas e adereços da mesma cor, as participantes percorreram as ruas centrais fazendo apitaço e chamando a atenção de moradores, comerciantes e pedestres na Avenida São José, Rua Isaurino Lopes da Silva e avenidas Alda e Fábio Eduardo Ramos Esquível, até chegarem à Praça Lauro Michels.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, também participou da atividade. “Hoje é um dia de reflexão sobre os cuidados com a saúde, estar atenta para a prevenção e o autocuidado”, ressaltou.

Para as amigas e moradoras da cidade, Geralda de Lourdes Araújo e Terezinha de Lourdes, esta é a oportunidade de informar outras mulheres e ampliar a mudança de comportamento. “É importante ter esses eventos para lembrar a prevenção porque, com a correria do dia-a-dia, às vezes esquecemos esse cuidado e quando vamos fazer o exame já é tarde”, pontuou Geralda. O diagnóstico precoce é importante para detectar a presença de nódulos e a possibilidade de câncer de mama. Quando descoberto no início, o tratamento é mais eficaz e as chances de cura são maiores.

De acordo com o Ministério da Saúde, além do autoexame e do exame clínico das mamas, a mamografia é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos de idade a cada dois anos. Já aquelas que têm histórico da doença na família, a indicação é realizar o procedimento anualmente a partir dos 35 anos. “É uma idade que aparecem os problemas de saúde e a prevenção é boa para equilibrar a saúde. A caminhada é um incentivo, pois temos que viver com qualidade de vida”, afirma Terezinha.

Além da caminhada, a programação incluiu apresentações de danças circular, cigana, zumba, da Companhia de Dança da Melhor Idade, capoeira, além de Feira de Artesanato dos Afroempreendedores.

O Outubro Rosa em Diadema é uma realização das coordenadorias de Políticas Públicas para Mulheres de Diadema e de Promoção da Igualdade Racial e as secretarias de Assistência Social e Cidadania, Esporte e Lazer e Saúde, em parceria com a Associação Se Toque Melhor e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Desde 20 de setembro, estão sendo realizadas atividades em UBSs, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), praças e outros locais da cidade. O evento de abertura oficial foi em 2 de outubro, no Quarteirão da Saúde, com palestra e apresentações culturais

Confira a programação completa até 31 de outubro no site www.diadema.sp.gov.br.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome