1ª Feira de Ciências de Diadema traz matemática como disciplina presente em todas as áreas

0
1037
SB post

Por: Renata Nascimento       Foto: Marcos Luiz

Estimular o aprendizado de forma criativa por meio de atividades lúdicas e criativas foi um dos objetivos da 1ª Feira de Ciências de Diadema com o tema “A Matemática está presente em tudo”, realizada em 21 de outubro, no Shopping Praça da Moça. Mais de 600 pessoas foram ao local e puderam descobrir os encantos da ciência.

O morador Alexandre Almeida de Jesus foi um deles. Ele levou o filho Pedro Henrick Furioni de Jesus, aluno da EMEB Chico Mendes, e conta que participar foi motivo de alegria. “O evento incentiva bastante as crianças a gostarem de ciências. Fui acompanhar meu filho e ele gostou das invenções e do show de ciências”, afirmou.

Alunos e professores da rede municipal também apresentaram projetos como o “Borboletário”, que trabalhou com a simetria das asas da borboleta em disciplinas como arte, ciências, português e matemática. Outros temas desenvolvidos foram “A Matemática e a sua Ludicidade”, “Os Jogos Matemáticos na Educação Infantil”, “A Matemática no Ensino da Geografia”, “Gelo”, “Sólidos Geométricos” e “A Leitura na Matemática”.

“Dar a oportunidade para o aluno participar da Feira de Ciências é contribuir com seu desenvolvimento cognitivo e com trocas de experiências, o que é muito importante para a construção de sua autonomia”, comentou a professora da EMEB Cora Coralina, Marisa Cristina Desideri Marcelio. Para a pedagoga e arteterapeuta, as atividades extras como a Feira incentivam e auxiliam o aprendizado. “Vivenciar na prática o aprendizado em sala faz do aluno protagonista do seu processo de desenvolvimento. O aluno se torna mais envolvido e participativo nas atividades”, ressaltou.

As escolas municipais que levaram trabalhos para a Feira foram as EMEBs Chico Mendes, Cora Coralina, Dr. José Martins da Silva, Eva Maria dos Santos, Márcia Maria Rodrigues Silva, Professor Francisco Daniel Trivinho e Santo Dias da Silva. O evento ainda contou com exposição de mascotes e trabalhos produzidos para a campanha municipal de Consumo Consciente e de Combate ao Vandalismo.

Essa foi a primeira vez que a Prefeitura de Diadema participa, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Shopping Praça da Moça, de eventos associados à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, celebrada entre 23 e 29 de outubro.

“A parceria é inovadora, pois reúne a Educação Básica, a Formação Profissional e o Ensino Superior, marcando toda a vida acadêmica do estudante e despertando o desejo da continuidade do ensino e do aprimoramento de saberes”, finalizou a secretária municipal de Educação, Tatiane Ramos.

 

Visitação

Até 27 de outubro, os projetos apresentados na Feira de Ciências estarão expostos na Unifesp- campus Diadema, que abre seus laboratórios de pesquisa para visitação de estudantes do Ensino Médio.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome