Neste domingo (20) é celebrado o Dia Internacional do Homem. O tema principal para a criação da data é chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina.
Diante do propósito da celebração e com a preocupação de promover a saúde do homem, aproveitamos para divulgar o programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, que já ofereceu 82 mil atendimentos e 200 mil consultas no Estado.
A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde começou em março de 2014 e estimula os filhos a levarem os pais a partir de 50 anos de idade a fazer check-up médico nos Ambulatórios Médicos de Especialidades.
Além das consultas, os pais atendidos passam por exames preventivos nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia. O atendimento pelo programa ocorre sempre aos sábados, das 9h até as 13h, em 25 unidades do AME, da capital, Grande São Paulo, interior e litoral do Estado.
#NovembroAzul: Troque o preconceito pela vida
Apesar de a campanha de prevenção e promoção de saúde incentivar os filhos a levarem os pais ao médico, as consultas precisam ser agendadas pelos próprios pacientes.
O atendimento completo é realizado em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem para avaliação de peso, altura e risco cardíaco, além da realização de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.
No sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista para análise dos resultados dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, com acompanhamento e tratamento.
O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e Socesp (Sociedade Brasileira de Clínica Médica).
Se diagnosticado com algum câncer, por exemplo, o paciente é encaminhado para a unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima à sua residência para tratamento. Vale lembrar que exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente, e a orientação é fazer check-up anualmente.
Para agendar as consultas, não é preciso encaminhamento médico. Basta ter 50 anos de idade ou mais e agendar os exames no número 0800 779 0000. O paciente terá de apresentar documentos pessoais e o número do cartão sus e será direcionado para o AME mais próximo da sua residência para exames em dois sábados.
As unidades da capital e Grande São Paulo que fazem o atendimento do programa Filho Que Ama Leva o Pai ao AME” são: Heliópolis; Mogi das Cruzes; Taboão da Serra; Carapicuíba; Mauá; e o CRI Norte. No interior e litoral, as unidades ficam em Jundiaí; Araçatuba; Américo Brasiliense; Santos; Praia Grande; Barretos; Bauru; Promissão; Franca; Ourinhos; Rio Claro; Presidente Prudente; São João da Boa Vista; Mogi Guaçu; Votuporanga; São José do Rio Preto; Sorocaba; Caraguatatuba; e Tupã
Confira aqui a lista de todos os AMEs do Estado de São Paulo.