
A recuperação da economia caminha a passos lentos e o empreendedorismo no Brasil é imprescindível para alavancá-la. Nesse cenário, 58% das empresas abertas em 2017 foram prestadoras de serviço, sendo que comércio e indústria ficaram em segundo e terceiro lugar, com 31% e 11%, de acordo com as tipologias do SEBRAE. Os números foram consolidados a partir de pesquisa realizada pela Unitfour, fornecedora de dados para o mercado.
Dentre as regiões, o Sudeste — que abriga cidades como São Paulo, Rio Janeiro e Belo Horizonte, algumas das principais capitais brasileiras — registrou 48% dos novos empreendimentos em 2017. No mesmo período, as regiões Sul e Nordeste apresentaram 16% e 13%, respectivamente. Ao longo do ano, o segundo semestre foi o de maior abertura de novos negócios, com 52%, representando um aumento de 4% em comparação com os primeiros seis meses, sendo que agosto e outubro somaram cerca de 19% do total.
2018 começou com crescimento
Embora a taxa de abertura de empresas tenha caído 21% em 2017 em comparação com 2016, 2018 já começou com melhores resultados. O mês de janeiro registrou aumento de 69% na criação de novas companhias do que dezembro do ano passado, com prestadores de serviço ainda em evidência, (64%), seguido de comércio (25%) e indústria (11%), na região Sudeste.
Todas as estimativas são baseadas nas informações da base de dados da UnitFour. Para mais informações entre em contato: www.unitfour.com.br
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?