Bruxismo: o que causa e como tratar

0
573
Bruxismo: o que causa e como tratar
SB post

Uma clínica odontológica pode ser procurada por diversos motivos, desde casos como doenças, dores extremas causadas pela má higienização bucal ou pelo nascimento do dente do siso, como também pela busca do tratamento de bruxismo.

De uma forma simplificada, o bruxismo é uma condição em que o indivíduo aperta ou range os dentes de maneira involuntária. Isso pode ocorrer por diversos motivos e acaba sendo o papel do dentista identificá-los para que o tratamento seja eficiente.

Sendo assim, logo que essa condição for notada, principalmente em crianças, é essencial que o profissional seja procurado quanto antes. Isso garante que os efeitos negativos do bruxismo, assim como suas consequências sejam facilmente evitadas.

Principais causas

Os médicos e profissionais da clínica odontológica ainda não entendem todas as causas que levam ao bruxismo. Ainda assim, as razões mais frequentes são por possíveis relações físicas ou psicológicas. 

O bruxismo pode estar ligado a algum problema físico de fechamento  inadequado da boca ou a fatores genéticos. Entretanto, também não é possível descartar questões emocionais, sendo as mais comuns em crianças. 

Sendo assim, é difícil indicar uma causa única para o bruxismo e até mesmo de reconhecer que há um problema. Por esse motivo, o seu tratamento não é completamente definido, sendo necessária uma avaliação na clínica odontológica para garantir que os melhores procedimentos sejam seguidos em cada caso.

Sintomas

Sentir dor não é uma condição normal do corpo humano. Por esse motivo, é fundamental que o profissional em sua clínica odontológica seja sempre procurado nesses casos. Isso é principalmente recomendável no caso do bruxismo, por ser uma doença que não é facilmente detectável.

Isso porque o bruxismo é uma condição que, normalmente, ocorre durante o sono. Por esse motivo, normalmente o indivíduo não percebe que tem, sendo notado por terceiros ou apenas quando vai à clínica odontológica por conta dos sintomas.

Como normalmente ocorre durante a noite, é essencial prestar atenção aos sintomas logo ao acordar, pois é o momento em que os sinais são mais sentidos. Os principais deles são:

  • Dor de cabeça;
  • Amolecimento dos dentes;
  • Dor e zumbido no ouvido;
  • Músculos da mandíbula doloridos.

A grande maioria desses sintomas não são prontamente conectados a questões odontológicas, por não serem localizados na boca. Por esse motivo, muitas vezes os dentistas baratos são procurados apenas no último momento, quando já foi indicado por um profissional da saúde.

Entretanto, o diagnóstico só pode ser feito na clínica odontológica, através de um exame clínico realizado pelo profissional especializado na área. Outros sinais que o dentista procura, que não é tão facilmente visto pelo indivíduo em questão, são: maior desgaste dentário, assim como dentes danificados e restaurações perdidas.

Como tratar este problema?

Após realizado o diagnóstico do bruxismo na clínica odontológica, é possível analisar quais são as possíveis causas e então encontrar a melhor maneira de realizar o tratamento adequado. 

Além disso, essa é uma condição que não possui cura, mas os seus efeitos podem ser diminuídos e as causas tratadas para que não represente um dano tão grande à saúde bucal, garantindo um sorriso perfeito.

Considerando que o bruxismo pode afetar diversas áreas do corpo, desde a saúde bucal à  respiração e problemas psicológicos, é essencial que o tratamento seja realizado de maneira que seja possível reunir diferentes áreas da saúde ao mesmo tempo.

Em alguns casos, principalmente nos mais severos, o conselho é que seja realizado um tratamento com diferentes profissionais. Isso significa que, muitas vezes, será necessário a utilização do marketing digital na odontologia, assim como nas outras áreas da saúde para encontrar os profissionais adequados para o seu caso.

Ainda assim, como um dos objetivos principais do tratamento é a diminuição das dores e dos efeitos colaterais, assim como diminuir o impacto e os danos permanentes, a melhor maneira de garantir isso é através da placa.

As placas são estruturas moldadas para a arcada dentária do paciente, garantindo um maior conforto durante a sua utilização. Os materiais mais comuns são: as placas rígidas de acrílico e as interoclusais flexíveis de silicone.

O seu objetivo é limitar a movimentação dos músculos que usamos durante a mastigação para que não tenha contato entre os dentes, criando um menor atrito entre eles e, dessa forma, menos desgaste dentário.

Outra indicação médica é encontrar maneiras diferentes para aliviar o estresse, que é uma das principais causas do bruxismo. Isso vai desde o uso de medicamentos ansiolíticos até a prática de algum esporte ou atividades físicas. Dessa forma, é possível garantir um tratamento eficiente.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome