Itaquaquecetuba abre inscrições para formação do 2º Conselho Tutelar

0
7691
SB post

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaquaquecetuba (CMDCA) abrirá no dia 30 de outubro as inscrições para os interessados em fazer parte da formação segundo Conselho Tutelar do município. A inscrição deve ser realizada até o dia 16 de novembro, na Casa dos Conselhos, que fica na Avenida Tancredo Neves, nº 169, Bairro da Estação. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas.
Somente poderão concorrer à eleição os candidatos que preencherem os seguintes requisitos: não possuir antecedentes criminais; ter idade superior a 21 anos; residir no município de Itaquaquecetuba; estar em gozo dos direitos políticos; ter reconhecida experiência na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente; ter concluído ensino médio; ter domicilio eleitoral no município de Itaquaquecetuba; não ter sido afastado da função de conselheiro nos últimos seis anos.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaquaquecetuba (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizará a eleição de novos membros da sociedade civil, para a formação do 2º Conselho Tutelar, biênio 2017/2019, no dia 4 de março de 2018, das 9h às 16 horas, em local a ser definido futuramente de acordo com a determinação da comissão eleitoral.
A eleição estava prevista para acontecer em setembro. No entanto, por falta de candidatos suficientes para a disputa do pleito a eleição foi adiada. Segundo a diretoria do CMDCA, os munícipes que já estavam inscritos e habilitados não vão precisar se inscrever novamente.
ELEIÇÃO Poderão participar da votação, todos os eleitores das zonas eleitorais 377ª e 419ª. Vale frisar que no dia da eleição, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e um documento oficial com foto para votar no representante da sua preferência.
Vale lembrar que a função do Conselho Tutelar é fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com base nisso, seus membros são os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e adolescência.
A este órgão, por exemplo, são encaminhados os problemas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão que tenham como vítimas as crianças e os adolescentes. O papel do Conselho Tutelar quando recebe uma denúncia é o de acompanhar o caso para definir a melhor forma de resolver o problema.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome