Saiba quais são os alimentos termogênicos e seus efeitos no emagrecimento

Durante o processo de emagrecimento é comum o uso de alguns alimentos que ajudam a emagrecer mais rapidamente. Existe uma grande procura por alimentos ou até mesmo suplementos que visam aumentar termogênese corpo e auxiliar o emagrecimento.

0
544
SB post

Durante o processo de emagrecimento é comum o uso de alimentos que ajudam a emagrecer mais rapidamente. No entanto, nenhum desses alimentos ou substâncias sejam capazes de fazer uma grande diferença sozinhos. Para o emagrecimento acontecer é preciso aliar essas substâncias a uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física. Existe uma grande procura por alimentos ou até mesmo suplementos que visam aumentar a termogênese corporal, e com isso aumentar o metabolismo e a queima de gordura corporal. No meio esportivo a procura é por reduzir a fadiga, aumentar a força e algumas vezes reduzir o percentual de gordura corporal.
nutricionista Aline de Andrade comenta que a termogênese significa aumento da produção de calor e aumento da temperatura corporal, sendo isso em resposta ao ambiente ou alimentação. As substâncias termogênicas mais utilizadas são cafeína, chá verde e a pimenta.

Saiba mais sobre cada uma:

Cafeína
Uma das substâncias mais consumidas em todo o mundo, presente em alimentos como cacau, folhas, ervas, chás, café e guaraná. Não possui valor nutricional e é considerada um recurso ergogênico. Alguns estudos demonstram que o consumo de cafeína pode melhorar o desempenho esportivo em indivíduos treinados. Não deve ser consumida por indivíduos com histórico de doença cardíaca, hipertensos, ou pessoas sensíveis ao uso da cafeína.

Chá verde
O chá verde é extraído de folhas frescas da Camellia Sinensis, é um excelente fonte de polifenóis. Possui várias ações como antioxidantes, angioprotetoras, antimutagênica, redução na absorção do colesterol da dieta e anti-inflamatória. O consumo pode causar alguns efeitos adversos como náuseas, alteração gastrointestinal, insônia e taquicardia.
Contraindicado o uso por gestantes, lactantes, indivíduos com alterações gástricas, doenças renais, ansiedade e insônia.

Pimenta Vermelha
É um dos principais alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer. Na medida certa é um tempero que apresenta uma substância chamada capsaicina. A capsaicina é altamente termogênica, pois consegue aumentar a temperatura corporal. O consumo excessivo pode causar problemas como queimaduras, aparecimento de bolhas na boca ou na língua, náusea, vômito e alteração na respiração.

Alguns outros alimentos com efeito termogênico são a canela, gengibre e chá de hibisco. Procure sempre um profissional para indicar para você como deve ser feito o consumo dessas substâncias termogênicas.

Website: http://www.alinedeandrade.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome