Os benefícios das artes marciais para a saúde

Além de serem técnicas de defesa, as artes marciais contribuem muito para a manutenção de uma vida saudável.

0
561
SB post

As Artes Marciais são técnicas e práticas de luta sofisticadas, criadas com o intuito de defesa e ataque contra situações de perigo. Antigamente, eram usadas por um povo para se proteger, defender sua família e propriedades, ou pelo exército – em caso de guerras. As Artes Marciais não focam apenas no bem-estar físico, mas visam o desenvolvimento mental, espiritual e moral do indivíduo.

Existem diferentes modalidades de Artes Marciais, que diferem entre si de acordo com o país de origem e a filosofia seguida. Atualmente, são apontadas como excelentes alternativas para a prática de algum esporte de luta, podendo ser realizadas por crianças, adultos e idosos.

Tipos de artes marciais

As Artes Marciais são bastante procuradas por muitas pessoas. No topo das opções estão o Judô e o Karatê. Confira, abaixo, as características desses dois esportes:

Judô

O Judô tem como principal filosofia a plena sintonia física, mental e espiritual. Sua metodologia envolve bastante contato físico e técnicas voltadas para a imobilização e autodefesa. Esse esporte emprega uma grande diversidade de movimentos velozes somados a estratégias sagazes de raciocínio na busca de desestabilizar o adversário.

Na prática do Judô é utilizado apenas o próprio corpo para dominar o oponente, sendo proibido usar armas e demais apetrechos com essa finalidade. A faixa utilizada pelo praticante do esporte muda de cor de acordo com o grau de evolução atingido pelo lutador. Indo da marrom, usada pelos lutadores iniciantes, à preta, ostentada apenas pelos que chegaram ao grau mais alto de técnica e disciplina dentro do judô.

Karatê

Arte Marcial mais combativa, porém não violenta, o Karatê possui práticas que envolvem o uso de todo o corpo como instrumento de ataque e defesa contra o adversário. Utiliza golpes rápidos e controlados com as mãos e pés, como chutes, joelhadas e socos. As aulas prezam pelo desenvolvimento espiritual e moral dos alunos, com a inclusão de técnicas meditativas durante as aulas e propagação de valores como respeito ao próximo, disciplina, lealdade e autocontrole.

Semelhante ao Judô, o Karatê – por meio do uso das faixas que mudam de cor à medida que se vai evoluindo no esporte – também testa o nível de aprendizado dos alunos, que iniciam na faixa branca, podendo chegar até a faixa preta.

Conheça os principais benefícios das artes marciais para a saúde:

– Melhora na flexibilidade corporal e condicionamento físico: As Artes Marciais utilizam diferentes ensinamentos que promovem um intenso trabalho físico. Incluem alongamentos e aquecimentos do início ao fim das aulas, além da parte do treino, o que ajuda a deixar o corpo flexível e condicionado como um todo;

– Trabalha a mente e combate desequilíbrios emocionais: Durante a aula, o aluno aprende como se manter focado e, também, a usar técnicas de autocontrole em seu favor. O que traz ótimos benefícios principalmente para quem sofre de alguns transtornos como depressão, estresse, timidez, ansiedade e déficit de concentração;

– Estimula a coordenação motora: Bastante dinâmicos, os treinos das Artes Marciais exigem que o lutador esteja sempre atento e use todo o corpo na execução dos seus movimentos. Isso contribui no desenvolvimento e estímulo dos reflexos corporais e coordenação motora, proporcionando maior percepção de espaço, equilíbrio e consciência corporal, sobretudo em crianças e pessoas da terceira idade;

– Tonifica o corpo e previne doenças: As Artes Marciais trazem grandes benefícios estéticos ao corpo. Com aulas de alto gasto calórico, elas trabalham basicamente todos os grupos musculares, mantendo todo o físico fortalecido. Também são ótimos esportes para combater e prevenir doenças cardiovasculares, obesidade, pressão alta, e doenças articulares como osteoporose, artrite e artrose.

Pratique artes marciais no Santa Mônica Clube de Campo!

O Santa Mônica Clube de Campo oferece aos seus associados aulas de Judô e Karatê, ensinadas por mestres experientes e bem capacitados nas modalidades.

Acesse http://www.santamonica.rec.br/ e saiba como se tornar um associado para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo Santa Mônica Clube de Campo.

Website: http://www.santamonica.rec.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome