O que fazer para tornar uma cirurgia ainda mais segura

Para que uma cirurgia ocorra de forma segura, uma série de medidas precisa ser tomada para que se reduzam os riscos antes, durante e depois do procedimento médico.

0
474
Foto HC Unicamp
SB post

Para que uma cirurgia ocorra de forma segura, uma série de medidas precisa ser tomada para que se reduzam os riscos antes, durante e depois do procedimento médico. De acordo com o coordenador médico do Centro Cirúrgico do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), Eduardo Duarte, a Organização Mundial de Saúde (OMS), estabelece um programa para garantir a segurança em cirurgias que consiste na verificação de itens essenciais ao processo cirúrgico, atendendo a cinco quesitos: paciente, procedimento, lateralidade (o lado a ser operado, quando for aplicável), posicionamento e equipamentos. Mas há também a parte em que o paciente e seus familiares podem contribuir de modo muito eficaz.

“Os pacientes e os familiares também podem fazer sua parte. Eles são peças muito importantes para a garantia da segurança em um procedimento cirúrgico”, explica o médico.

Confira algumas formas de contribuir:

Procure tirar todas as dúvidas com seu cirurgião e seu anestesiologista antes da cirurgia.

Realize os exames de risco cirúrgico solicitados pelo seu médico. O risco cirúrgico é um conjunto de exames – clínicos, laboratoriais e de imagem – que assegura que o paciente está apto para realizar algum procedimento cirúrgico.

Informe ao médico se possui alergia a algum medicamento ou alimento.

Pacientes e acompanhantes devem chegar ao local da cirurgia no horário agendado. Os termos de consentimento para a cirurgia e a anestesia precisam estar preenchidos e assinados. As cirurgias que envolverão órgãos duplos, como braços, pernas, rins e pulmões, serão demarcadas pelo médico. É aconselhável que o paciente esteja envolvido, ficando atento à demarcação correta.

Não fume um mês antes da cirurgia, pois o fumo pode prejudicar a cicatrização.

Não depile o local a ser operado antes da cirurgia; a eliminação dos pelos será feita no próprio hospital.

Comunique ao cirurgião se estiver com alguma infecção.

Tome banho na noite anterior e também no dia da cirurgia; quanto mais próximo do horário da cirurgia melhor.

Mantenha o curativo da ferida cirúrgica limpo e seco, seguindo a recomendação do seu médico. Informe ao cirurgião caso apresente qualquer sinal de infecção, como febre, dor excessiva no local operado, vermelhidão, calor local ou secreção.

“Com essas simples medidas é possível reduzir significativamente as reações adversas ao processo cirúrgico e ajudá-lo a ser ainda mais seguro.”

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome