Cuidar das lentes de contato é fundamental para evitar infecções

O uso inadequado das lentes de contato pode acarretar sérios danos ao olho e por isso é importante estar atento.

0
498
SB post

 

Utilizar lentes de contato é uma alternativa para aquelas pessoas que foram diagnosticadas com alguma alteração na visão. Embora os óculos tenham ganhado espaço nos últimos anos, com modelos diferentes e com grande aceitação, as lentes ainda são muito fortes no mercado, pois proporcionam conforto e são discretas. Seja para fins corretivos ou mesmo para questões estéticas, como é o caso de quem busca lentes coloridas, o uso inadequado pode acarretar sérios danos ao olho e por isso é importante estar atento.

Grande parte dos problemas que podem vir a ocorrer estão diretamente ligados a infecções oculares. A conjuntivite é uma delas e também há uma grande incidência de reações alérgicas, quando a lente entra em contato com outros agentes, como poeira, produtos químicos ou maquiagem, que podem conter bactérias que prejudicam não só a lente, mas também irritem os olhos. Casos mais graves podem chegar à perda da visão.

Os riscos do uso das lentes de contato , sejam corretivas ou coloridas, são os mesmos, assim, o cuidado deve ser rigoroso. A falta de informação faz com que a utilização pareça muito simples e não precise de manutenção periódica, mas consultar-se regularmente com um oftalmologista e limpar as lentes todos os dias, são algumas das medidas necessárias para manter o bem-estar dos olhos.

limpeza das lentes deve ser feita com o produto correto, pois eles são produzidos especificamente para essa finalidade. Retirá-las antes de dormir é essencial, já que a utilização atrapalha a oxigenação, aumentando as chances de infecção. Permitir que os olhos realizem esse processo à noite é bastante saudável e o tempo pode ser aproveitado para que as lentes de contato fiquem imersas no produto.

Outra precaução é higienizar bem as mãos antes de colocá-las e evitar coçar os olhos quando estiver com elas. Limpar o estojo todos os dias pode impedir o acúmulo de sujeira e também é um procedimento fundamental. A água do mar ou da piscina pode contribuir para o surgimento de infecções, desse modo, o uso deve ser evitado nessas circunstâncias.

World Vision , empresa que atua no segmento de lentes de contato sob medida há 25 anos, alerta que em qualquer sinal de irritação as lentes devem ser retiradas. “Cabe ao usuário identificar os incômodos. Não é saudável persistir com o uso após uma irritação. Recomendamos verificar se as lentes ainda estão na validade e trocá-las periodicamente, além de estar atento à procedência do produto comprado”.

Mesmo com todo esse zelo, o uso de lentes de contato deve ser moderado. O tempo varia de acordo com cada pessoa, mas é importante permitir um descanso aos olhos. No caso daqueles que têm como finalidade a correção da visão, é recomendado que não se descarte os óculos, uma vez que caso ocorra alguma complicação com as lentes, eles possam substituí-la, de modo a não comprometer a visão. Se atentar a esses cuidados, e outros mais que possam ser informados pelo oftalmologista, garante maior durabilidade das lentes e menos danos aos olhos.

Website: http://www.worldvision.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome