
Para muitas pessoas, comer e não engordar está entre os desejos mais cobiçados durante a vida. Mas há também aquelas pessoas que são boas de garfo e na hora de subirem na balança, se decepcionam porque a roupa continua larga no corpo.
As pessoas que possuem cintura fina por natureza podem fazer parte do distinto grupo dos magros constitucionais, ou seja, ser assim devido à constituição do próprio corpo.
A medicina ainda não consegue determinar as causas da magreza constitucional, até por que também existem pessoas que não comem grandes quantidades, mas são consideradas obesas.
Uma das teorias refere que o fato está associado às UCPs (proteínas desacopladoras).
No processo metabólico, o alimento pode ser armazenado sob a forma de gordura e músculo ou dissipado em forma de calor (de energia).
Alguns estudos mostraram que a quantidade de UCPs que causam o calor e não deixam o alimento ser armazenado é maior nos magros do que nos obesos. Pessoas que tem como obstáculo o ganho de peso têm o metabolismo acelerado.
A nutricionista Angela Faustin explica que o cálculo é feito levando em consideração questões como: peso, altura, sexo, nível de atividade física e idade. É uma conta com muitas variáveis.
Os homens, por exemplo, em uma relação direta com as mulheres, têm o metabolismo mais acelerado. O corpo masculino dissipa mais calorias do que o feminino. Por isso, eles podem consumir mais alimentos que as mulheres.
Podemos ter duas mulheres com a mesma altura, peso e idade, porém com metabolismos diferentes, isso irá diferenciar a quantidade de massa magra do corpo. Quanto mais músculo, mais acelerado vai ser o metabolismo, explica Angela.
Mas observe, não é uma regra esta dificuldade de ganhar peso estar associada a fatores metabólicos, então pode ser que outros fatores influenciem. Quando o Índice de Massa Corporal (IMC), resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado é menor do que 17 é hora de ligar o sinal de alerta.
Doenças como: hipertireoidismo, câncer, diabetes, parasitoses intestinais, doenças inflamatórias do tubo digestivo, doenças infecciosas, depressão, anorexia podem ser a causa de um emagrecimento excessivo.
A preocupação maior é que a magreza geralmente está associada à: desnutrição, menor resistência imunológica, baixa massa óssea aumentando o risco de fraturas.
Os hormônios são formados a partir da gordura, e um peso muito baixo pode provocar uma série de alterações. Nas mulheres, por exemplo, a menstruação é interrompida, além de causar a infertilidade, declara Angela.
Idosos também precisam ficar atentos, com o passar do tempo, ocorrem perdas muscular e óssea. Estas são maiores na menopausa e na andropausa, já que os hormônios, especialmente a testosterona, que também é produzida por mulheres, são essenciais para o ganho e a manutenção da massa magra.
Nesses casos, a prevenção é muito importante. Programe a sua rotina com exercícios físicos, preferencialmente antes dos 50 anos, para evitar a eliminação de massa magra.
Se a sua meta é ganhar peso, aumente o peso muscular, pois músculo pesa mais do que gordura. Além disso, procure diminuir constantemente o peso de gordura por questões de saúde.
Entretanto, o foco deve estar no acréscimo da massa muscular e nessa perspectiva, o treinamento de força seria o mais indicado, desde que seja estabelecido um por profissional de educação física devidamente capacitado, afirma a nutricionista.
Outra opção viável é a utilização de suplementos alimentares, que auxiliam no ganho de massa muscular, mas lembre-se, antes de ingerir complementos alimentares, converse com um nutricionista para que ele avalie e indique o mais adequado para o seu perfil.
-Dieta hipercalórica
Contemple esse cardápio incrível da nutricionista Angela Faustin, ele traz um pouco do que é ensinado em seu livro. E caso você queira saber mais sobre o livro basta digitar “eu quero engordar” de Angela Faustin em seu navegador.
Café da manhã:
– Uma caneca de leite semidesnatado com cacau em pó
-Mais uma colher de sopa cheia de leite em pó
– Duas fatias de pão integral
– Duas colheres de chá de geleia de fruta
– Uma fatia grossa de queijo minas
– Meio mamão papaia com uma colher de sopa de chia
Lanche da Manhã:
– Um copo de salada de frutas com três colheres de sopa de granola
Almoço:
– Salada mix de folhas verdes com beterraba e manga à vontade. Tempere-a com duas colheres de sobremesa de azeite de oliva
– Duas colheres cheias de arroz integral
-Uma concha de feijão com uma colher de sopa de maltodextrina (suplemento de carboidrato) misturada
– Uma posta de salmão grelhada
– Um copo de suco de laranja com uma colher de sopa de maltodextrina diluída
Lanche da Tarde:
– Uma porção de açaí com banana picada e uma colher de sopa de leite condensado ou quatro unidades de nozes ou castanhas e um iogurte sem adição de açúcar
Jantar:
– Refogado de abobrinha, berinjela, cenoura e vagem torta à vontade. Tempere com uma colher de sopa de azeite de oliva
– Um prato fundo de macarrão integral com molho de tomate, cebola e manjericão
– 150g de peito de frango grelhado
– Um copo de suco de uva integral
Ceia:
– Vitamina de morango com maçã batida com um copo de leite semidesnatado mais duas colheres de sopa de aveia em flocos.
Website: https://ganheisaude.com.br/engordar/
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?