Venda de livros no país cresce 14,28% no primeiro trimestre de 2018

As vendas em exemplares foram o grande destaque, com crescimento de 17,75% em comparação ao mesmo período em 2017

0
520
SB post

As ações promocionais da semana do Dia do Consumidor (15 de março) aqueceram o mercado livreiro, impulsionando as vendas do terceiro período (3T)*, que manteve a curva ascendente do ano de 2018.

As vendas em exemplares foram o grande destaque, com crescimento de 17,75% em comparação ao mesmo período em 2017. Além disso, superaram o volume identificado em janeiro deste ano, época que concentra a venda de livros didáticos.

Um dos principais índices deste período foi o aumento do desconto médio de 7,07% pp em relação ao anterior (2T/2018). No entanto, esse desconto ainda foi inferior ao praticado no mesmo período do ano passado (3T/2017), o que resultou em um modesto crescimento no preço médio do livro (1,05%) e num faturamento 18,98% maior.

O bom desempenho verificado no 3T teve reflexo positivo no acumulado do ano: o mercado livreiro cresceu 8,76% em volume e 14,28% em valor no 1º trimestre de 2018, no comparativo com 2017.

O ponto alto foi a performance das categorias “Não Ficção Especialista” e “Não Ficção Trade”, maiores responsáveis pelos bons números neste intervalo.

GÊNEROS X VOLUMEΔ 2018 x 2017
Ficção -0,84%
Não Ficção Especialista 11,44%
Não Ficção Trade 15,47%
Infantil, Juvenil e Educacional 10,22%

“A semana do consumidor e o Dia Internacional da Mulher passaram a compor o calendário promocional do livro. O desconto se mostra uma ferramenta para vender mais nestes dias analisados, apesar de não ter sido maior que o do ano anterior. A sensação é que as livrarias se prepararam com antecedência e colheram bons resultados”, comenta Ismael Borges, líder da Nielsen Bookscan Brasil.

Esses são alguns dos dados do 3º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

* T. Mercado – Período 03: 2017 (27/02 a 26/03/2017) x 2018 (26/02 a 25/03/2017)
** T. Mercado – Acumulado WK01 / WK12: 2017 (02/01 a 26/03/2017) x 2018 (01/01 a 25/03/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1940, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
Gabriela Leal – Assessora de Comunicação
assessoriacomunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN – Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de medição e análise de dados que fornece a visão mais completa e confiável sobre os consumidores e os mercados ao redor mundo. Nosso enfoque une dados Nielsen com informações de outras fontes para auxiliar nossos clientes globalmente a entender o que está acontecendo agora, bem como no futuro, e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen tem proporcionado informações e análises com base em rigor científico e inovação, desenvolvendo continuamente novas formas de responder às questões mais relevantes sobre as indústrias de mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 empresas mais importantes na Standard & Poors, a Nielsen está presente em mais de 100 países, representando 90% da população mundial. Para saber mais, visite: www.nielsen.com .

CONTATO COM A IMPRENSA
Angélica Vargas – Comunicação Externa Brasil
angelica.vargas@nielsen.com / (+55 11) 4613718

Website: http://www.snel.org.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome