É evidente que as vendas online têm ganhado grandes proporções nos mais diferentes segmentos do mercado, desde roupas, a calçados e acessórios. Nesse cenário, os eletroeletrônicos não ficam de fora. Muitas pessoas têm optado por adquirir itens como televisores e celulares pela internet, em especial na região sudeste, onde houve um aumento representativo da concentração das compras online na categoria, representando 68,2% dos pedidos. Só nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, as solicitações foram maiores que 35%. Esses dados são de um estudo feito pela Neomove, consultoria de Business Intelligence, a partir do Neoatlas, software de inteligência para e-commerce.
Além desses, outros dados foram divulgados pela pesquisa, denominada E-commerce Radar – Eletroeletrônicos, com apontamentos importantes para analisar o desenvolvimento do setor. Acompanhar o hábito do consumidor, ajuda a nortear as decisões desde a fabricação, à comercialização e ações de marketing, de modo a considerar as estatísticas no planejamento da produção e distribuição. Os números revelam ainda que o tempo médio de navegação na internet, antes da efetiva aquisição, é maior do que para a compra de outros produtos, especificamente 67% superior ao tempo médio geral. Isso se dá devido à atenção maior que é dispensada pelos consumidores, já que eles costumam planejar o investimento, levando em consideração todas as características. Assim, lojas que tenham a visão de preencher os sites com bastante informação podem sair na frente, já que o público alvo busca conhecimento a respeito do que está prestes a adquirir.
Em contrapartida à ascensão do mobile, em especial os interessados no segmento de eletroeletrônico, possuem maior aderência ao desktop, justamente pela possibilidade de análise. Com relação à opção de forma de pagamento, a mais utilizada pelos clientes é o cartão de crédito, totalizando mais de 58,4% dos pedidos. Às lojas que tem resistência ao meio virtual, é importante avaliar que o online tem grande influência no processo de decisão de compra, já que muitos são motivados a ir até a loja física, após demoradas pesquisas na internet, ou seja, marcar presença na rede é fundamental. Ainda falando em visibilidade, mais da metade dos pedidos, aproximadamente 52%, foram originados por canais do Google.
A Contato Comp , especializada em contatos elétricos , acredita no potencial da internet como meio pelo qual as vendas do setor de eletroeletrônicos será cada vez mais alavancada. Ofertando mais opções aos clientes, aumentam as possibilidades de conversão de venda, o que reflete na fabricação de novos equipamentos. “Esse ciclo aquece a economia, pois motiva a criação de novos postos de trabalho, para produzir todos os insumos necessários para a montagem, desde as peças mais pequenas, mas fundamentais, como os contatos elétricos”, reforça.
O próprio processo tem se modernizado, permitindo compras mais rápidas, menos burocráticas, e com mais segurança. Tudo isso aponta para um mercado promissor, permitindo um desempenho ainda mais assertivo da indústria de eletroeletrônicos. A metodologia da pesquisa utilizou dados de vendas de mais de mil lojas online conectadas à plataforma, de todos os portes, no ano de 2017.
Website: https://www.contatocomp.com.br/
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