Sociedade civil lança consulta pública para criação de um marco legal para as startups

Proposta elaborada pelo Dínamo faz parte do primeiro capítulo do Playbook de Boas Práticas de Políticas Públicas de Apoio para Startups, e que trata do Ambiente regulatório

0
551
Sociedade civil lança consulta pública para criação de um marco legal para as startups
SB post

Entidades da sociedade civil encabeçadas pelo Dinamo, movimento de articulação do ecossistema empreendedor para políticas públicas, lança nesta semana a consulta pública para a criação do marco civil das startups. A proposta tem por objetivo tornar o ambiente regulatório brasileiro mais favorável ao empreendedorismo de base tecnológica.

A proposta apresentada é resultado de uma ampla pesquisa sobre entraves e oportunidades do marco regulatório brasileiro para as startups, em comparação com modelos internacionais. Esta pesquisa será apresentada no primeiro fascículo do Playbook de Políticas Públicas que o Dínamo publicará no decorrer de 2018. Este primeiro fascículo está focado no Ambiente Regulatório e foi lançado junto com a iniciativa de marco legal das startups. Foram analisadas regras e legislações de diferentes países, em especial Itália e Argentina.

O que está sendo proposto
A proposta que será apresentada é estruturante e envolve mudanças legislativas em seis frentes:

* Criar uma definição legal de startups
* Criação da sociedade anônima simplificada
* Inclusão das SA no Supersimples
* Regime fiscal diferenciado para startups (Simples Startup)
* Flexibilização de contratos de trabalho para startups
* Abertura e fechamento simplificado de startups

Agenda da consulta pública:
A proposta de marco legal das startups foi apresentada em evento no dia 4 de junho de 2018, no Cubo. O processo de consulta pública deverá ter início no mês de junho.

As contribuições da sociedade civil serão coletadas durante o período de um mês. Após este ciclo, as contribuições serão consolidadas em um relatório para contribuir no debate eleitoral, e será redigido um projeto de lei de iniciativa popular. Este projeto será submetido a uma nova consulta pública. A versão final do projeto de lei será encaminhada ao Congresso em 2019.

Em paralelo, o Dínamo lançará novos fascículos do Playbook sobre políticas públicas:
* Investimento
* Talentos
* Densidade
* Cultura
* Impacto e Diversidade

Website: http://playbook.dinamo.org.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome