Segurança: quanto custa para o Brasil e para o brasileiro?

Pesquisas revelam números assustadores dos gastos com segurança privada no Brasil. E quem investe em segurança preventiva, garante que segue o melhor caminho.

0
648
SB post

Câmeras, alarmes, vigilantes 24 horas, cerca elétrica e até portões super-rápidos. Produtos e serviços como esses se tornaram itens de necessidade primaria para garantir a segurança de quem vive nos grandes centros urbanos. No último ano, de acordo com dados do setor, a venda de equipamentos de segurança cresceu 30% no Brasil. “Produtos e serviços de segurança se tornaram indispensáveis, novas tecnologias e inovações fomentam o mercado que tem ótima receptividade. ”, afirma Leonardo Tanus, diretor da Zelo Equipamentos e Sistemas de Segurança.

Um estudo publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento mostra que a criminalidade custa, em média, 3% do PIB da América Latina. No Brasil, as perdas chegam a 103 bilhões de dólares. Quase metade disso é gasta pelo setor privado com segurança. Somando os prejuízos com roubos, furtos e atos de vandalismo aos investimentos em segurança e apólices de seguro, apenas o setor industrial desembolsou mais de 30 bilhões de reais em 2017, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria, valor este que aumentou quase 10% em relação a 2016. O Brasil é o único país em que é preciso ter sistemas de reconhecimento facial e manter um banco de dados de frequentadores para identificar assaltantes recorrentes.

Para não ficar à mercê de uma polícia sobrecarregada, desmotivada e mal equipada, as pessoas e empresas estão investindo do próprio bolso em segurança. Apenas a indústria desembolsou 11,7 bilhões de reais em segurança em 2017. Apesar de todos estes gastos, os investimentos em segurança são compensados por impedirem ou intimidarem as ações dos criminosos, que quando agem, causam prejuízos incomparáveis aos valores de investimentos em segurança.

Especialistas ressaltam que os equipamentos de segurança devem ser utilizados corretamente. Câmeras de vigilância, alarmes, sensores, serão equipamentos de ação corretiva caso não sejam utilizados de maneira inteligente. Câmeras por exemplo, precisam de alguém todo o tempo monitorando, alarmes e sensores disparam apenas quando o invasor entra, e não antes que a invasão aconteça. Logo o correto é buscar empresas de segurança que instalam e trabalham com estes equipamentos de maneira inteligente. “Câmeras, sensores e alarmes podem enviar um aviso prévio de disparo para o usuário. Um bom projeto de segurança residencial contempla isto. O monitoramento feito por empresas comuns de segurança é corretivo também, não é preventivo. Temos que agir antes dos criminosos. ” – Ressalta Leonardo Tanus, da Zelo Equipamentos e Sistemas de Segurança.

Cercas elétricas, concertinas, fechaduras especiais e portões de segurança, são consideradas pelas empresas de segurança mais eficientes pois agem preventivamente. “Equipamentos que impedem ou inviabilizam a entrada destes criminosos são mais efetivos na segurança residencial. Criminosos sempre buscam o mais fácil, a oportunidade. ” – Afirma Vitor Costa, gerente na Zelo.

As fabricantes e empresas do ramo também atentam que o uso inadequado destes equipamentos, pode trazer inconvenientes. Cercas elétricas e concertinas que são instaladas em níveis próximos do solo sem isolamento, colocam em risco pessoas que por ali transitam. Motores de fechamento rápido para portões de garagens, caso mal operados podem causar grandes danos e prejuízos em veículos e em pessoas. “Portões de garagens, são robustos tanto quanto os muros da residência, eles fazem parte do muro. Não podemos torna-los rápidos, pois em um erro de operação, estes portões pesados podem causar grandes e irreparáveis danos. ” – Explica Leonardo.

A Zelo, empresa de segurança inteligente, fundada em 2014, fabrica também um portão de segurança para garagens que tem a abertura e fechamento em meio segundo. “Foi por isso que a Zelo em 2014 desenvolveu e patenteou um portão de garagem diferente, inteligente, leve e resistente, este sim, pode abrir e fechar em menos de 1 segundo. Hoje é o nosso sucesso de vendas. ” – Conclui.

Website: http://www.zeloprotege.com

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome