Segurança das crianças em piscinas residenciais e de condomínios

Cuidar da segurança das crianças em piscinas de condomínios e casas residenciais é primordial. Seguindo alguns cuidados é possível deixá-las se divertir sem perigo.

0
509
SB post

Estamos em pleno verão do ano de 2018 e nessa época as pessoas, principalmente de cidades muito quentes, costumam ir se refrescar em cachoeiras, praias e piscinas, sejam em clubes, condomínios ou residências. As crianças são as que mais gostam das brincadeiras na piscina, contudo, os pais ficam sempre muito preocupados, pois um minuto de descuido pode colocar a vida dos pequenos em risco.

Infelizmente, todo verão nos deparamos com notícias de crianças que se acidentaram em piscinas e acabaram perdendo a vida, o que é muito triste e pode ser evitado se os pais se atentarem para alguns detalhes importantes que irão garantir mais segurança durante as brincadeiras na piscina.

É claro que os adultos também estão sujeitos a acidentes com a piscina, mas as pesquisas apontam que são as crianças as que mais passam por situações de risco.

De acordo com informações recentes do Ministério da Saúde, os afogamentos são o segundo motivo de morte de crianças no Brasil, essa pesquisa realizada pela ONG Criança Segura aponta que somente os acidentes de trânsito matam mais que as piscinas. Considerando estas informações a manutenção e proteção das piscinas em condomínios e clubes é um item indispensável, que de forma alguma pode ser deixado de lado.

Geralmente os clubes, por uma questão de existir uma fiscalização, procuram estar sempre com suas piscinas em situação regulamentada. O problema maior está nas piscinas residenciais e de condomínios, que na maioria das vezes dependem de acordos entre moradores, o que nem sempre acontece. Também ocorre de as piscinas desses lugares não serem devidamente protegidas por falta de orientação sobre os recursos que podem ser utilizados para este fim e assim esses cuidados acabam sendo negligenciados.

Desse modo, se você é pai, mãe ou responsável por crianças e gostaria de levar os pequenos para aproveitar um dia de sol siga as seguintes dicas:

O primeiro cuidado que se deve tomar em relação à área da piscina é a instalação de grades e portões no entorno da piscina. Dessa forma, é possível que se evite que crianças sem a companhia de responsáveis tenham acesso à piscina.

É importante que em toda área em volta da piscina possua pisos antiderrapantes, pois assim evita que crianças e adultos escorreguem, caiam sem querer na água ou que possam bater a cabeça ou qualquer parte do corpo.

Outro ponto muito importante e que deve ser verificado é em relação ao bombeamento de água que precisa ser regulado de forma que fique de acordo com o volume que a piscina comporta, o que irá evitar que os ralos de sucção operem com muita força, podendo ser perigoso se alguém se aproximar, principalmente crianças que por serem menores podem ser sugadas pelos cabelos e ficam presas.

Além disso, esses ralos de sucção devem ser instalados com grelhas protetoras que irão evitar que cabelos, braços e pernas sejam sugados pelo motor. É importante que estes ralos sejam construídos seguindo a distância mínima que é de 1,5 m que um deve ter do outro.

Também é necessário ter um sistema anti-sucção e um botão para o desligamento da bomba em casos de emergência.

Sinalize a área da piscina com uma placa que fique bem visível contendo informações que sejam úteis sobre questões de primeiros socorros em casos de afogamento. Use ilustrações e palavras claras e não deixe de colocar o telefone do Corpo de Bombeiros.

Para evitar acidentes, copos e outros objetos de vidro devem ser proibidos na área da piscina.

Caso você perceba que a piscina de seu condomínio não atende a esses critérios citados acima é melhor não deixar que as crianças frequentem esse ambiente. E, independente de qualquer coisa, esteja sempre visualizando as crianças. Assim, a diversão fica muito mais segura e sem nenhum tipo de aborrecimento.

Confira informações interessantes e dicas sobre Crianças no site http://www.gafanhotinho.com.br/category/criancas.

Website: http://www.gafanhotinho.com.br/category/criancas

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome