Qual é a sua estratégia de comunicação online?

Nas últimas semanas, o assunto predominante é a crise pela qual passa o Facebook, inclusive, com queda no preço de suas ações, devido à coleta de dados da rede pela Cambridge Analytica. E você? Tem uma estratégia ou é simplesmente levado pelos ventos do World Wide Web, o famoso “www”?

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SB post

Desde o aparecimento das redes sociais e da ascensão do Facebook, em especial, muitas marcas, grandes e pequenas, além de políticos e artistas, apostaram nessas páginas para conversar com seu público. Não há mal nenhum nisso, é, realmente, um ótimo canal, mas não pode ser o principal, sequer o único. É preciso ocupar a internet, ter canais exclusivos. Ficar à merce de qualquer site que não seja próprio, com certeza não é o melhor caminho para qualquer estratégia.

Quando se pensa em negócios ou investimentos, a maioria de nós pensa em diversificação. Por que quando o assunto é comunicação digital só se pensa em Facebook? Pelo menos era assim até o escândalo do vazamento de dados. Continuo falando que a rede vai sobreviver por muito tempo ainda, digo também que atualmente, a maioria das estratégias de comunicação deve passar por ali, mesmo com a diminuição do alcance orgânico das páginas e marcas, afinal de contas quase todo mundo navega nesse espaço e ele continua sendo excelente para conhecer como pensam, fazem e do que gostam as pessoas com quem se quer falar.

Mas existem tantas outras possibilidades desperdiçadas pela grande maioria das marcas… Não se pensa estrategicamente a comunicação, e na grande maioria das vezes não se alcança o resultado que poderia ser obtido. Hoje, os vídeos estão dominando as atenções dos internautas. Tanto é assim que o próprio Facebook estuda possibilidades de ampliar sua participação nessa direção, mirando diretamente e focado na audiência do YouTube. Mas, além desses, há outros canais sensacionais. As oportunidades estão por toda parte na Web. Mas é preciso garimpo, é preciso conhecer as nuances de cada canal, ter objetivos específicos para os que escolher usar e nunca, nunca mesmo, perder o foco no que pensa, nas dores e desejos público de interesse.

Pablo Rossken é publicitário, jornalista e profissional de marketing. (pablo.rossken@gmail.com)

Website: http://www.pablorossken.com

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